Política

Vice de Caxias do Sul assume como prefeita em exercício pelos próximos 10 dias

Foto: João Pedro Bressan / Prefeitura
Foto: João Pedro Bressan / Prefeitura

A vice-prefeita Paula Ioris assumiu como prefeita em exercício de Caxias do Sul na manhã desta terça (21), e permanece no cargo até dia 1º de janeiro. O prefeito Adiló Didomenico ficará afastado do executivo para a realização de uma cirurgia na coluna.

Paula Ioris destacou que a agenda precisará ter andamento e o principal é responder o Ministério Público sobre o Centro de Proteção Animal.

“Tem uma agenda com a Secretaria de Governo, tem que dar andamento ao que esta acontecendo, o principal é espaço de proteção animal que tem que dar uma resposta ao Ministério Público, nada para, são muitos desafios e tem diversos aspectos que precisam dar andamento até o final do ano.”

A prefeita em exercício também destacou sobre o balanço do primeiro ano de mandato desta gestão. Na visão dela, apesar das limitações da pandemia, Caxias do Sul avançou.

“Muito boa, apesar de ter sido um ano com muitas dificuldades, pela pandemia, teve muitas limações de pessoal, nós fomos bem satisfeitos com a quantidade e qualidade das ações. Temos clareza de desburocratizar e incentivar o desenvolvimento econômico e essas ações aconteceram. Tivemos um crescimento de pessoas na linha na pobreza, a preocupação com a evasão escolar, então foram aspectos sociais, econômicos, desburocratização e regularização fundiária, algumas ações pra gente movimentar o município”.

Em seu primeiro ato oficial, Paula sancionou a Lei Complementar 675, de 29 de dezembro de 2020, que cria a Advocacia-Geral do Município.

A última vez que um vice-prefeito assumiu o cargo de prefeito em exercício foi em 2015, com o então vice Antônio Feldmann. E a última vez que uma mulher esteve à frente do executivo foi em 2012, quando a então presidente da Câmara de Vereadores, Geni Peteffi, ocupou o cargo.