A esposa grávida do veterinário Lucas Dias, de 29 anos, foi a principal incentivadora para que ele partisse de Juiz de Fora, em Minas Gerais, rumo ao bairro Mathias Velho, em Canoas. O mineiro integra uma equipe que soma nove profissionais, todos vindos de MG, que aterrissaram em solo gaúcho para resgatar e tratar animais em uma das regiões mais afetadas pela água na cidade da região Metropolitana.
O grupo está no município desde o final de semana, resgatando cães, gatos, pássaros e equinos. A base da equipe são clínicas parceiras no bairro Mathias Velho, para onde são transportados os animais.
Lucas destaca que a empreitada tem o apoio do deputado Noraldino Júnior, da assembleia mineira, financiada com recursos da própria equipe de veterinários. Eles também contam com doações de voluntários para implementar o projeto no RS.
“Ficamos surpresos como as pessoas aderiram à iniciativa. Recebemos doações de mantimentos e de barcos, tudo com o apoio de voluntários. Se não fossem eles, a tragédia seria ainda pior”, disse.
O veterinário conta que o risco de saques a embarcações é um dos obstáculos para a realização do serviço. Segundo ele, ainda há áreas no bairro Mathias Velho onde a facção local impede a entrada das equipes, chegando a disparar fogos de artifício como sinal de alerta.
Apesar dos riscos, da distância da companheira, e do filho que está por vir, além da precariedade de recursos, o mineiro afirma que o sofrimento dos pets ilhados é o motor do trabalho voluntário.
“Além das pessoas, os animais também estão sofrendo demais com a enchente. Resgatamos bichos em péssimas de saúde e que precisavam de tratamento urgente. É comum o choro entre os integrantes da equipe, frente às situações que surgem todos os dias”, pontuou o veterinário.
*Fonte Correio do Povo