Comportamento

Verstappen segura Leclerc no fim e vence Grande Prêmio de Miami

Holandês vem se recuperando no campeonato

www.formula1.com
www.formula1.com

Os Estado Unidos, mais precisamente a cidade de Miami foi o palco da 5ª etapa do Campeonato Mundial de Fórmula 1. A corrida não foi tão movimentada quanto as outras corridas da temporada. Com problemas no carro nas corridas iniciais da temporada, Max Verstappen e a Red Bull parecem ter resolvido esses problemas e agora chegam a sua segunda vitória consecutiva. Largando na pole-position, Leclerc segurou a ponta por apenas nove voltas, mas pressionou até o fim. 

Na largada Leclerc segurou a ponta enquanto que Verstappen conseguiu ultrapassar a Ferrari de Carlos Sainz e assumir a segunda posição. Brigando por posições, Fernando Alonso acertou a traseira do carro do heptacampeão Lewis Hamilton sem causar maiores danos. 

Com as primeiras voltas mais tranquilas, na 9ª volta Verstappen conseguiu ultrapassar a outra Ferrari, a de Charles Leclerc par não mais perder a primeira colocação. Mantendo um bom ritmo, na 15ª volta a vantagem do holandês para o monegasco já era de mais de três segundos. 

Um dos belos momentos as prova foi a ultrapassagem de Sebastian Vettel em cima de Nicolas Latifi na volta 17. O alemão colocou por dentro em uma das curvas mais apertadas do circuito com os dois fazendo todo o contorno do traçado lado a lado. Quando o mexicano Sérgio Pérez se aproximava de Sainz em busca da terceira posição alguns problemas no carro o fizeram ficar muito distante de qualquer disputa. 

Após as paradas no box, as posições primárias não tiveram alterações, diferente do pelotão intermediário que teve disputas durante alguns momentos da prova. As voltas seguintes permaneceram sem grandes alterações. 

Na volta 41 um acidente poderia ter mudado a história da prova. Pierre Gasly saiu da pista e ao voltar foi atingido pela Mclaren de Lando Norris, o que forcou a entrada do Virtual Safety Car e após o Safety-Car físico. Apenas na 46ª volta foi acionada novamente a bandeira verde. Nas últimas dez voltas da corrida Max Verstappen e Charles Leclerc disputavam diretamente a vitória da corrida. 

Mesmo estando muito próximo, o piloto da Ferrari não teve ação suficiente para efetuar a ultrapassagem. Ainda na volta 52 Sergio Pérez tentou uma ultrapassagem em cima de Sainz, mas acabou sendo ultrapassado novamente. 

As Mercedes conseguiram recuperar um pouco do ritmo de corrida, mesmo estando longe da vitória durante toda a corrida, o resultado foi melhor dos vistos nas últimas provas com George Russel em 5º e Lewis Hamilton em 6º. Um dos momentos que marcaram a parte final da prova entre Sebastian Vettel e Mick Schumacher que se tocaram na curva 1 do circuito. O alemão da Aston Martin abandonou a prova, enquanto que o alemão da Haas foi para os boxes e conseguiu voltar. 

No pódio, uma estátua do ex-quarterback Dan Marino, lenda do Miami Dolphins, estava exposta e o próprio Dan Marino também apareceu para entregar o troféu de vencedor para Verstappen. 

Com o resultado final Max Verstappen diminuiu de 27 para 19 pontos a liderança de Charles Leclerc, que com o 2º lugar chegou aos 104 pontos. Verstappen segue em 2º no campeonato agora com 85 pontos e Sergio Pérez com 66 pontos. Confira o resultado final do Grande Prêmio de Miami.

(Foto: Divulgação)