Bento Gonçalves

Vereadores votam hoje projeto que amplia quadro da saúde em Bento

Vereadores votam hoje projeto que amplia quadro da saúde em Bento

 

(Foto: arquivo)

Os vereadores de Bento Gonçalves votarão dois importantes projetos relacionados a saúde, um deles cria 57 cargos efetivos e outro autoriza a contratação emergencial de 23 médicos, na noite desta segunda-feira, dia 17, na Sessão Ordinária.

A primeira proposta, que tramita em regime de urgência e deve ser apreciada em votação única, pretende criar 57 cargos de provimento efetivo no município, entre os quais 15 de enfermeiro, 04 vagas para farmacêutico, 03 para técnico em radiologia, 05 para auxiliar de odontologia e 30 vagas para auxiliar administrativo.

Segundo a justificativa da prefeitura, a medida é necessária para que sejam convocados os aprovados no concurso público municipal do ano de 2016, a fim de atender parte da grande demanda populacional, e reduzir gastos com serviços terceirizados.

A segunda proposta que também tramita em regime de urgência e que deve ser apreciada em votação única, tem por objetivo autorizar a contratação temporária e emergencial de 23 médicos. As contratações terão o prazo de dez meses, renováveis por igual período, se necessário.

O governo defende que a medida é necessária para manter o atendimento no programa Estratégia de Saúde da Família (ESF), reduzindo custos com serviços terceirizados contratados pelo município. A intenção da prefeitura é substituir gradativamente os terceirizados por concursados. Como não existem mais aprovados em concurso público esperando por nomeação, o projeto permite que a prefeitura contrate os médicos diretamente sem passar pela mediação de uma empresa terceirizada, o que segundo o secretário de saúde, Diogo Siqueira, vai representar uma economia ao município.

Conforme Siqueira, pelo menos 9 médicos serão contratados imediatamente para substituir os terceirizados que atuam nas ESFs. Das 23 vagas, 8 são para médico comunitário e 15 para clínico geral. Ambos os cargos tem carga horária de 20 horas.