Caxias do Sul

Vereadores são contra a criação da Orquestra de Acordeons em Caxias

Vereadores são contra a criação da Orquestra de Acordeons em Caxias
Adelar e Honeide Bertussi, precursores do acordeon no RS. Foto: Reprodução

Projeto de lei que busca a criação da Orquestra de Acordeons pode ser barrado pelos vereadores de Caxias do Sul. O projeto de autoria do governo municipal teve parecer favorável pela Comissão de Constituição, Justiça e Legislação, porém a Comissão de Cultura emitiu parecer contrário a proposta.

O Projeto de Lei (PL) nº 131/2018, foi encaminhado pelo executivo ao Legislativo no último mês de agosto e conforme o texto, um dos objetivos do PL é enaltecer a cultura local através da valorização de um dos instrumentos musicais mais populares da região.

Na última semana foi divulgado no site da câmara o relatório da comissão de cultura sendo contrário ao projeto da criação da orquestra. Conforme o texto do parecer, a contrariedade foi atribuída a falta de “fluxo de relevância” do projeto.

Alegando ainda que o recurso da mesma seja direcionado a outros programas como o prêmio montagem. Os vereadores da comissão ainda criticam no texto a atuação dos grupos já existentes no município, como a orquestra municipal de sopros.

O Secretário de Cultura, Joelmir da Silva Neto, lamenta a posição do legislativo no parecer, mas acredita que os vereadores vão aprovar o projeto. “Lamentável e totalmente sem fundamento a contrariedade a esse projeto que só tem a valorizar essa cultura que tanta história já fez em Caxias. Mas acredito que a maioria dos vereadores será contrário a esse parecer e o projeto poderá seguir”, acredita.

A apreciação do parecer pelos vereadores ocorrerá na próxima terça dia 20, para que o projeto siga e a orquestra seja criada, a maioria dos vereadores deve votar contrário ao parecer.