Bento Gonçalves

Vereadores elegem Pasqualotto presidente para 2019/20

Vereadores elegem Pasqualotto presidente para 2019/20

Como estava previsto e após algumas tentativas de tumultuar o processo, o que também já era esperado, os vereadores de Bento Gonçalves elegeram na tarde desta segunda-feira a mesa diretora que comandará os trabalhos no segundo biênio ( 2019/20) desta legislatura.

Rafael Pasqualotto, do PP, (foto) será o presidente a partir de 1º de de janeiro, Jocelito Tonietto, (PDT) foi eleito vice-presidente, Paulo Roberto Cavalli, o Paco (PTB) o primeiro Secretário e Sidnei da Silva (PPS), segundo secretário. Nenhum dos eleitos obteve a unanimidade na votação e o cargo de presidente teve votação de 11 votos a favor de Pasqualotto, 4 para Marcos Barbosa além de uma abstenção.

Pasqualotto agradeceu emocionado a oportunidade, sem deixar de mencionar que pela primeira vez um pai e um filho ocuparão a cadeira de presidente no Legislativo de Bento Gonçalves, referindo-se ao seu falecido pai Clóris Pasqualotto, que exerceu o cargo entre 2001/04. Também manifestou seu lado evangélico ao evocar “Glória a Deus” e mencionou que a construção para chegar ao cargo depende de diversos fatores.

Para a eleição da mesa os vereadores acabaram aprovando – a pedido do vereador Eduardo Viríssimol,líder de Governo – a inversão da pauta e deixaram as manifestações dos vereadores para a segunda parte da sessão. O expediente é previsto no rgimento interno, desde que os vereadores assim entendam, mas chama a atenção estar sendo utilizado apenas um mês após a votação do novo regimento que modificou a ordem das votações e pronunciamentos.

Patrocínio oficial
A primeira matéria aprovada, por maioria de votos, foi o Projeto de Lei Ordinária (PLO) nº 151/2018, enviado pelo Poder Executivo. A proposição “dispõe sobre a destinação e o recebimento de patrocínio pelo poder público”. Os vereadores Agostinho Petroli (MDB) e Moacir Camerini (PDT) votaram contra a matéria, uma vez que por ela não será mais necessária a aprovação dos vereadores quando o Executivo resolver destinar verbas a título de patrocínio para agremiações esportivas ou promoções culturais.

Em seguida, foi aprovado, por unanimidade, o PLO nº 152/2018, também de autoria do Executivo municipal. A matéria “autoriza o município a firmar termo de cooperação com o estado do Rio Grande do Sul para a conjugação de esforços entre os partícipes para o incremento das ações de polícia ostensiva com a utilização do sistema de videomonitoramento”.

Na sequência, o vice-presidente da Câmara, vereador Eduardo Virissimo (PP), teve aprovado, também de forma unânime, seu pedido de vista ao PLO nº 154/2018, protocolado pelo Poder Executivo. A proposição visa alterar um dispositivo da Lei Municipal nº 2.819/1999, a qual “institui o Fundo de Aposentadoria e Pensão do Servidor Público Municipal de Bento Gonçalves (Fapsbento), institui a contribuição de custeio e dá outras providências”.

Já o PLO nº 155/2018, outra matéria de autoria do Executivo municipal, foi aprovado por unanimidade. A proposição altera um dispositivo da Lei Municipal n° 2.797/1999, que criou o Fundo Municipal de Saúde.