Na sessão da última segunda-feira (08), os vereadores de Farroupilha, ao debater a celeridade das obras de saneamento do município optaram por convocar a Corsan a prestar esclarecimentos sobre seu trabalho na Câmara Municipal. O convite, protocolado pelas bancadas do PL, PP e MDB foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares.
Na última semana, a prefeitura respondeu o pedido de informação, de autoria do vereador Tiago Ilha, o qual solicitava o contrato da autarquia com o município, e o resultado da sindicância instaurada em 2019 sobre os serviços da Corsan.
Além dos documentos solicitados, a Administração Pública também encaminhou o ofício em que a Corsan apresenta o calendário de obras e licitações para 2021. Conforme ofício, elenca-se 10 obras, sendo quatro com previsão de entrega para esse ano, três em fase de licitação, duas homologadas e uma com início de operações para este mês.
Com base no contrato que perdura desde 2008, há uma série de atrasos referentes a execuções de obras de esgotamento sanitário, conforme atesta a sindicância de 2019.
Ao longo de 12 anos, a cidade cresceu em um ritmo maior que o previsto pela autarquia e nos últimos quatro, a comunidade registrou frequentes casos de falta de água, excesso de tratamento e a ausência de esgoto tratado.