Caxias do Sul

Vereadores de Caxias questionam abandono da sede dos Bombeiros da Zona Norte

Vereadores de Caxias questionam abandono da sede dos Bombeiros da Zona Norte
Fotos: Mauro Teixeira/Grupo RSCOM

Obter respostas sobre o funcionamento do Corpo de Bombeiros localizado na Zona Norte de Caxias do Sul é a intenção do requerimento 7/2019, aprovado por unanimidade durante a sessão representativa desta terça-feira (15/01). De autoria do vereador Renato Oliveira/PCdoB, a matéria questiona o fechamento do quartel, que aconteceu em 2016, sob a justificativa de falta de efetivo disponível. As perguntas serão encaminhadas ao poder Executivo Estadual.

O proponente destacou que a construção do quartel é uma conquista para a comunidade da região Norte da cidade. Também afirmou que o avanço na destinação do espaço só se concretizou em função da dedicação e da união dos moradores nas reivindicações feitas ao governo. O vereador Alberto Meneguzzi/PSB lamentou que, atualmente, “a região está praticamente esquecida pelo poder público”.

Durante discussão, os parlamentares ressaltaram que o Corpo de Bombeiros da Zona Norte está sendo alvo de depredações. Cobraram que o patrimônio seja preservado e fiscalizado, para que a construção não deteriore por completo com o passar do tempo. “É lamentável porque acaba sendo gasto duas vezes. Tanto para construir, quanto para recuperar”, reforçou Adiló Didomenico/PTB.

O documento aprovado questiona sobre as verdadeiras razões da paralisação do serviço no quartel; a necessidade de guarnição na Zona Norte, visto que a região é marcada pelo agrupamento populacional e grande número de casas de madeira; e, também, sobre a previsão de retorno para as atividades do Corpo de Bombeiros no local.