Política

Vereadores de Caxias cobram explicações sobre duas mortes na UPA Zona Norte

Os parlamentares querem verificar se houve negligência na prestação de serviço da Unidade de Pronto Atendimento da Zona Norte

(foto: divulgação)
(foto: divulgação)

O plenário caxiense aprovou por unanimidade, nesta quinta-feira (17), um pedido de informações da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (CSMA) direcionado ao Executivo sobre a prestação de serviço na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Norte a dois pacientes.

Os parlamentares querem verificar se houve negligência no atendimento a Theillor Martins Matos e a Marlene das Graças Ribeiro da Silva, que acabaram indo a óbito recentemente. Pela Lei Orgânica, a prefeitura tem 30 dias para responder ao Parlamento.

Além do presidente Renato Oliveira/PCdoB, integram atualmente a CSMA os vereadores Felipe Gremelmaier/MDB, Paula Ioris/PSDB, Rafael Bueno/PDT e Tatiane Frizzo/SD. Com base em dois fatos trazidos a plenário pelo vereador Alberto Meneguzzi/PSB, que recebeu familiares dos pacientes em seu gabinete, o grupo parlamentar deseja saber quais médicos atenderam e sintomas foram identificados pelos plantonistas no primeiro atendimento feito a Theillor Martins Matos e para Marlene das Graças Ribeiro da Silva.

Indagam ainda sobre os procedimentos, exames e medicações adotados durante os atendimentos. Especificamente a respeito do Theillor, perguntam quem recebeu a notificação judicial e qual foi o encaminhamento em relação à necropsia do corpo.

Na plenária de hoje, os vereadores Renato Oliveira e Alberto Meneguzzi pediram que os casos sejam investigados. No texto do pedido de informações, com base em relatos dos familiares dos pacientes, a CSMA informa que o atendimento ao menino Theillor Martins Matos teria sido o seguinte: chegando à UPA, dia 4 de outubro de 2019, foi medicado e liberado.

No dia seguinte, com agravamento dos sintomas, voltou à UPA, resultando no óbito horas após a entrada, por meningite bacteriana. Sobre Marlene, teria sido assim: dia 29 de setembro de 2019, foi à UPA Zona Norte, apresentando hipertensão, recebeu medicação e foi liberada. No dia seguinte, acabou morrendo e, conforme a Certidão de Óbito, por infarto no miocárdio.

DELIBERAÇÃO SOBRE REQUERIMENTO nº 156/2019

Vereador – Partido – Voto

ADILÓ DIDOMENICO PTB Sim

ALBERTO MENEGUZZI PSB Sim

ALCEU THOMÉ PTB Sim

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

CLAIR DE LIMA GIRARDI PSD Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Não Votou

EDIO ELÓI FRIZZO PSB Sim

EDSON DA ROSA MDB Sim

ELISANDRO FIUZA REPUB Não Votou

FELIPE GREMELMAIER MDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Presente

GLADIS FRIZZO MDB Ausente

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Sim

PAULA IORIS PSDB Sim

PAULO FERNANDO PERICO MDB Sim

RAFAEL BUENO PDT Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PR Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RICARDO DANELUZ PDT Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

TATIANE FRIZZO SOLID Sim

VELOCINO JOÃO UEZ PDT Sim