Bento Gonçalves

Vereadores de Bento votam projeto que obriga bancos a manter segurança 24 horas

Vereadores de Bento votam projeto que obriga bancos a manter segurança 24 horas

Depois de Caxias do Sul aprovar a lei que obriga os bancos a contratar vigilância privada em período integral, os vereadores de Bento Gonçalves iniciam, na sessão ordinária desta segunda-feira, dia 10, o debate sobre a implantação de uma lei que estabelece a mesma obrigação no município. O projeto, de autoria do vereador Anderson Zanella (PSD), é semelhante ao adotado em Caxias.

De acordo com o vereador, o objetivo do projeto é “preservar a integridade física dos usuários e correntistas que se utilizam dos serviços prestados pelo banco, bem como proteger seus bens”, principalmente depois que as agências estiverem fechadas. “Após o horário de expediente, os usuários dos caixas eletrônicos ficam desprotegidos e vulneráveis”, acredita Zanella.

O projeto determina que as agências bancárias mantenham vigilantes armados atuando dentro das agências durante 24 horas por dia, inclusive em fins de semana e feriados, e estabelece a obrigação a bancos e cooperativas de crédito, público e privados, e não afeta caixas eletrônicos em outros estabelecimentos, como postos de combustíveis e agências lotéricas.

Caso o projeto seja aprovado, os estabelecimentos terão 180 dias para se adequar. De acordo com Zanella, a legislação pode acarretar a criação de pelo menos 36 novas vagas de vigilantes nas agências, podendo chegar até a 80 postos de trabalho.

Antes de seguir para votação, os vereadores bento-gonçalvenses vão apreciar uma emenda de autoria do vereador Gustavo Sperotto que assegura o uso de equipamentos de segurança, como colete à prova de balas, e de comunicação.

Confira o projeto aqui