Caxias do Sul

Vereadores convidam prefeito caxiense para participar do programa "Câmara Vai aos Bairros"

Crédito: Gabriel Lain/Câmara Caxias
Crédito: Gabriel Lain/Câmara Caxias

Os vereadores integrantes da Mesa Diretora 2022 visitaram o prefeito Adiló Didomenico/PSDB e a vice-prefeita Paula Ioris/PSDB nesta sexta-feira (04/02), no salão nobre da prefeitura. Entre os assuntos abordados pela presidenta Denise Pessôa/PT, esteve o Câmara Vai aos Bairros. A vereadora convidou o Executivo a ser parceiro da retomada do projeto. Acompanharam o encontro os parlamentares Tatiane Frizzo/PSDB (1ª vice), Velocino Uez/PTB (2º vice), Zé Dambrós/PSB (1º secretário) e Clóvis de Oliveira/PTB (2º secretário). De parte da administração municipal também marcou presença a secretária de Governo, Grégora Fortuna dos Passos.

“Nossa intenção com a volta do Câmara Vai aos Bairros é se aproximar ainda mais da comunidade. Queremos que o Legislativo seja os ouvidos da população e que as reivindicações tenham uma resposta mais efetiva dos poderes públicos e instituições”, explicou Denise, ao chamar a prefeitura para participar junto desse processo.

A parlamentar propôs, inclusive, que tenha um representante do município durante o evento para registrar as demandas mais corriqueiras dos moradores, como trocas de lâmpadas e consertos de buracos de rua. Também destacou que, após cada edição, uma comissão fará oficialmente a entrega das demandas da população ao Executivo. Denise ainda informou que a Câmara promoverá seminário sobre assuntos de grande discussão na sociedade, como mobilidade urbana, saúde e desenvolvimento econômico, e gostaria de contar com a colaboração do município.

O prefeito se colocou à disposição para contribuir no que for de competência do Executivo e pelo bem da população. “Importante a Câmara ser porta-voz de encaminhamentos e não apenas de reivindicações. No que for possível construirmos juntos, conte conosco”, respondeu Didomenico. Por já ter a vivência do Parlamento, o chefe do Executivo observa que, muitas vezes, os cidadãos querem, pelo menos, ter informações sobre o motivo de alguma obra estar demorando para ser entregue. Nesse sentido, o projeto Câmara Vai aos Bairros pode auxiliar, sendo um espaço para o poder público situar as pessoas a respeito do andamento das ações.

A presidenta Denise também solicitou à prefeitura, se possível, que informe a pasta ou departamento para onde as indicações parlamentares são direcionadas quando chegam em tempo real ao Executivo, já que essa agilidade passou a ser garantida a contar do início deste ano. A secretária de Governo considerou positivamente essa possibilidade e pediu apenas que a Câmara abra, em seu sistema, um campo para que a administração lance essa informação.

A primeira vice-presidente da Casa, vereadora Tatiane Frizzo/PSDB, perguntou a respeito da transferência da Secretaria do Meio Ambiente para o complexo da antiga Metalúrgica Abramo Eberle (Maesa), no bairro Exposição. O prefeito e a vice disseram que está em andamento para ser efetuada neste ano.

Durante a reunião, Didomenico aproveitou para relatar à Mesa Diretora iniciativas que estão sendo providenciadas pela gestão em benefício da comunidade e outras em que o governo vêm enfrentando dificuldades para resolver. Tendo em vista a proximidade da Festa da Uva, realçou que todos os moradores podem contribuir para divulgar a cidade.

“Turismo é papel de todos nós. Cada um pode convidar parentes e amigos a conhecerem Caxias do Sul e a visitarem a Festa da Uva”, sugeriu o prefeito. A vice-prefeita Paula Ioris relatou que conversou nesta semana com um casal de turista de São Paulo e que ficaram impressionados com a gastronomia e a receptividade dos caxienses. “Estamos com esperança de bom retorno quando for ao ar o site, divulgando, por exemplo, detalhes dos roteiros”, adiantou Ioris.

Em relação à Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), o prefeito lamentou o comprometimento de caminhões que se encontravam em uma mecânica atingida por incêndio nesta semana, no bairro Cruzeiro. Sobre a compra emergencial de lixeiras, cujo preço foi questionando em sessão da Câmara, solicitou estudo de um modelo de recipiente que seja resistente e de preço mais acessível.

O chefe do Executivo ainda informou que estão sendo planejadas medidas para melhorar as condições dos ambulantes da área central e de quem atua na reciclagem de papel na Rua Cristóforo Randon. O prefeito ainda abordou sobre questões da segurança, que têm causado prejuízos à população e ao poder público, como o furto de hidrômetros e de placas de trânsito. “Acredito que essas situações vão se amenizar com o monitoramento 24 horas”, avalia Didomenico, anunciando que um espaço está sendo locado para as forças policiais implementarem esse serviço.