A falta de água ocorrida nos últimos dias em Farroupilha, foi debatida amplamente durante a Sessão Grande e Pequeno Expediente da Câmara de Vereadores. Os parlamentares questionam a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) pela demora na solução do problema e pela qualidade da água que vem sendo oferecida aos farroupilhenses.
Entre os 13 requerimentos apresentados e aprovados na sessão, três são destinados à Corsan. O vereador Fabiano Piccoli (PT), solicitou uma maior transparência no site da Companhia quanto aos recursos arrecadados e destinados para Farroupilha e a vinda do diretor da empresa para apresentar um calendário de obras previsto ao município.
Segundo Piccoli, a Corsan precisa resolver os problemas técnicos que afetam o abastecimento de água na cidade. “Estamos todos preocupados com os problemas enfrentados nos últimos dias e por isso apresentamos esses dois requerimentos. O problema da constante falta de água em Farroupilha, não é por não haver água no município e sim por problemas técnicos da Corsan que podem e devem ser solucionados para evitarmos esses transtornos”, afirma.
Recentemente o vereador Jorge Cenci (PMDB) esteve reunido com o gerente da Corsan em Farroupilha, Álvaro Jacobsen, o parlamentar cobrou da Companhia a aquisição de um gerador para a região de Nova Sardenha. Conforme Cenci, é fundamental que a Corsan tenha um gerador instalado na estação de tratamento de Nova Sardenha.
“Estive conversando com o Jacobsen e ressaltamos a importância de termos um gerador na estação de Nova Sardenha, não podemos deixar descoberta a estação que abastece 70% da população farroupilhense”, salienta.
O vereador Tiago Ilha (PRB) também usou seu espaço na tribuna para reforçar a cobrança, para que o superintendente da companhia venha a Farroupilha apresantar os projetos que a Corsan tem para o município.
Na busca de um diálogo mais claro sobre o tema, o vereador presidente Thiago Brunet (PDT) propôs o I Fórum Municipal da Água para debater sobre nossas bacias de capacitação, tratamento da água e esgoto. O Fórum ocorrerá dia 22 de março, data em que se comemora o Dia Mundial da Água.