Caxias do Sul

Vereadores caxienses aprovam lei que institui benção dos freis Capuchinhos na Praça Dante

Iniciativa dos frades nasceu em 2003

(foto: reprodução/facebook)
(foto: reprodução/facebook)

Os vereadores caxienses aprovaram por unanimidade na sessão ordinária desta terça-feira (22), o projeto de lei que prevê instituir em Caxias do Sul a “Benção na Praça”. A matéria é de autoria do vereador Velocino Uez (PDT). Agora, o texto vai para a apreciação do prefeito Daniel Guerra.

Pela proposta, o evento será realizado anualmente na Praça Dante Alighieri, no mês de dezembro, nas semanas que antecedem o Natal. A coordenação da “Bênção na Praça” será de responsabilidade dos Freis Capuchinhos.

O pedetista explicou que a iniciativa dos frades nasceu em 2003. Inicialmente, com o frei Irineu Costella e, depois, assumida pelo frei Renato Zanolla (falecido em 2013), que, no dia 18 de dezembro daquele ano, decidiu colocar o hábito e ir à Praça com o intuito de dizer algo ou dar uma bênção para quem o procurasse. “A Bênção na Praça começou em nossa Caxias do Sul e, hoje, já é realizada em diversas cidades gaúchas atendidas pelos Capuchinhos, como Lagoa Vermelha, Marau, Santa Maria e Bagé”, conta o vereador.

Durante a plenária, Velocino disse que uma bênção sempre faz bem às pessoas, independentemente da crença que tenham. Também pedetista, Rafael Bueno avaliou o projeto como simples e de valor. Ao mesmo tempo, criticou o prefeito Daniel Guerra (Republicanos), por não ter permitido que os frades promovessem a tradicional bênção na praça, levando-os a realizarem na Igreja Imaculada Conceição, no bairro Rio Branco, e na Catedral, no Centro. Será no dia 11 de dezembro.