Bento Gonçalves

Vereadores aprovam projeto “Adote uma Praça” e acolhem veto do prefeito

Vereadores aprovam projeto “Adote uma Praça” e acolhem veto do prefeito


Mesmo após terem votado projeto de lei que previa o cercamento de áreas verdes municipalidade, os vereadores resolveram aprovar o veto do prefeito Guilherme Pasin à iniciativa. Entre outras sustentações, um parecer dizia que haveria prejuízo à fauna, que não conseguiria mais transitar entre as diferentes áreas com mata e contribuindo para o extermínio das espécies no meio urbano e na polinização de espécies vegetais. Com o veto a municipalidade entende estar respeitando as exigências dos órgãos ambientais no tocante à preservação dos corredores ecológicos dentro dos perímetros urbanos . Por 11 votos favoráveis e cinco contrários o veto foi acolhido.

Em contrapartida foi aprovado com a totalidade dos votos o Projeto de Lei Ordinária nº 81/2018, enviado pelo Poder Executivo. A proposição cria o programa “Adote uma Praça” em Bento Gonçalves. O objetivo é “buscar apoio de empresas e da comunidade para a conservação, manutenção, zeladoria, melhoria e fiscalização de praças, logradouros públicos e áreas públicas existentes no município”.

Os vereadores aprovaram ainda a abertura de um crédito especial de R$ 36.577,00 para o município. A abertura do crédito especial será destinada a aportar valor para confecção de material gráfico para promoção do turismo e região, referente a projeto contemplado por Consulta Popular, a fim incentivar a atividade turística regional — promoção do destino Bento Gonçalves e Serra Gaúcha.

Na manifestação que fez na abertura da sessão o vereador do PSDB, Gilmar Pessutto (foto) destacou sua satisfação pela  aprovação  do Plano Diretor na semana passada que dará mais liberdade à atividade econômica nos bairros Santa Helena, Santa Marta e adjacências.