Bento Gonçalves

Vereadores aprovam criação de novos cargos

Vereadores aprovam criação de novos cargos
Paco, Idasir, Elvio, Pessutto e Petrolli foram contráarios à criação de novos cargos. Fotos Gerson Lenhard

Sem a presença dos vereadores Moacir Camerini e Valdemir Marini, em viagem, a Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves aprovou as seis matérias na tarde desta segunda-feira. Em cinco delas a votação foi por unanimidade.

Antes do início dos trabalhos de votação o coordenador em Bento Gonçalves da ONG Observatório Social, Daniel Amadio expôs um relatório sobre os últimos meses de atuação da instituição na cidade.

Apenas o projeto de lei 29, que versa sobre a extinção de  51 cargos e criação de outros 9, teve debate. Duas emendas ao projeto, de autoria do vereador Paulo Roberto Cavalli, o Paco, foram rejeitadas. A primeira emenda previa a redução de assessores para apenas dois por gabinete e a segunda da criação de apenas três assessores para as comissões técnicas permanentes ao invés das nove propostas.

A extinção dos 51 cargos e criação de nove outros acabou aprovada por 11 x 5. Votaram contra os vereadores Paulo Roberto Cavalli (PTB), Élvio de Lima e Idasir dos Santos e Agostinho Petrolli (MDB), Gilmar Pessutto (PSDB).

Por unanimidade acabaram sendo aprovados o Projeto de Lei Ordinária 9/2018, de autoria do Poder Executivo concedendo reajuste aos proventos e pensões concedidos sem paridade a servidores inativos e pensionistas. Da mesma forma ocorreu com o PLO nº 10/2018, também de autoria do Poder Executivo. A matéria visa autorizar a abertura de crédito especial no valor de R$ 174.258,88 que será destinada à licitação para mais uma etapa do bloco cirúrgico do novo hospital.

Projeto de lei nº 16/2018, também de origem Executiva, concede revisão geral de vencimentos aos servidores e professores municipais detentores de cargos de provimento efetivo aos servidores regidos pelo regime de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aos contratados temporariamente e aos conselheiros tutelares. Já o  PLO nº 17/2018, também de autoria do Poder Executivo, cria cargos no quadro de provimento efetivo do município de Bento Gonçalves, conforme consta na Lei Complementar nº 76/2004. Finalmente o PLO nº 18/2018 prevê a autorização da contratação administrativa, temporária e emergencial.

Daniel Amadio falou pelo Observatório Social

Cidadão de Bento, Liderança e licença

Retirada de pauta em 2017, acabou aprovada de forma unânime a proposição de autoria do vereador Anderson Zanella que confere o título de Cidadão de Bento Gonçalves a Lênio Zanesco.

Com a abstenção do vereador Marcos Barbosa o plenário aprovou o pedido de revisão protocolado pelo vereador Jocelito Tonietto. Ele não se conforma com o que chama de “auto indicação” do vereador Moacir Camerini para a liderança da bancada do PDT na Casa. A liderança da bancada foi declarada vaga até que o partido dê seu indicativo à mesa diretora sobre como proceder.

Os vereadores também atenderam pedido do líder de Governo, vereador Eduardo Viríssimo, que se licenciara durante 30 dias para tratar de questões pessoais. Em seu lugar assume o suplente Edson Biasi.