Caxias do Sul

Vereadores aprovam as contas do Executivo de Caxias do Sul no 1º quadrimestre de 2024

Dados revelam despesa com folha de pagamento 8% abaixo do limite. Investimento em saúde está acima do mínimo constitucional de 15%

Foto: Marinês Bertuol/Câmara Caxias
Foto: Marinês Bertuol/Câmara Caxias

A prestação de contas do Executivo municipal referente à gestão fiscal do 1º quadrimestre do ano foi aprovada pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Fiscalização, Controle Orçamentário e Turismo da Câmara de Vereadores. O parecer foi votado na sessão desta quinta-feira (20).

Os dados foram apresentados em uma audiência pública realizada no dia 24 de maio. O balanço financeiro foi descrito pelo secretário municipal de Gestão e Finanças, Milton Balbinot; e o controlador-geral do município, Francis Cerutti. Eles informaram um superávit orçamentário de R$ 196.953.629,73. O valor se refere à diferença positiva entre as receitas e despesas públicas municipais, nos quatro primeiros meses de 2024.

A planilha apresentada pelos representantes do governo municipal demonstram uma despesa líquida com pessoal no valor de R$ 1.227.995.184,56 (45,79% da receita, abaixo do limite máximo de 54%). A rubrica da Educação contou com 18,33% aplicados, abaixo do mínimo constitucional de 25%. Já a despesa com Saúde fechou o quadrimestre em 23,20%, acima do percentual mínimo constitucional de 15%.

A Comissão é formada pelos vereadores Tatiane Frizzo (PSDB), como presidente; e os colegas Gilfredo De Camillis (PSB), Maurício Scalco (PL), Olmir Cadore (PSDB) e Ricardo Zanchin (NOVO).