Caxias do Sul

Vereadores apresentam demandas em reunião com Secretário Estadual de Segurança

Descentralização do IGP e situação do sistema carcerário nortearam o debate. (Foto: Greice Tedesco/Divulgação)
Descentralização do IGP e situação do sistema carcerário nortearam o debate. (Foto: Greice Tedesco/Divulgação)

A Comissão Temporária Especial para o Enfrentamento da Violência da Câmara Municipal de Vereadores de Caxias do Sul se reuniu com o secretário estadual de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Cezar Schirmer. No encontro, que ocorreu na tarde da última quarta-feira, dia 2, os representantes do legislativo apresentaram algumas demandas de Caxias do Sul para o governo do estado.

Entre os destaques, estão a descentralização do IGP na cidade. Questionado pelos vereadores, o secretário Schirmer disse que o projeto do IGP está com o novo responsável pelo órgão para avaliação. A reunião também foi marcada por cobranças. Os representantes do legislativo caxiense pediram um maior efetivo da Polícia Civil na cidade. O secretário estadual, no entanto, afirmou que não há previsão para novos concursos e declarou que Caxias do Sul deveria estar feliz, já que recebeu 50 novos policiais militares nos últimos dias.

Descentralização do IGP e situação do sistema carcerário nortearam o debate. (Foto: Greice Tedesco/Divulgação)

Outro ponto que preocupa os vereadores é situação do sistema carcerário. Além da interdição do Albergue Municipal, que completa um ano em agosto, as penitenciárias de Caxias do Sul sofrem com superlotação, inclusive registrando interdições parciais nos últimos meses. Entre as propostas apresentadas, destaca-se a criação de uma nova casa prisional na cidade para atender a demanda. O secretário demonstrou interesse em dar sequência a uma parceria público-privada, aos moldes da penitenciária de Bento Gonçalves, para a construção de um novo presídio na Serra. A Comissão ficou responsável de localizar os imóveis em Caxias do Sul pertencentes ao Estado para oferecer como permuta a futuros investidores interessados.

A presidente da Comissão, Paula Ioris (PSDB), definiu o encontro de forma positiva. “Saímos otimistas do encontro, que foi muito produtivo. Esse é o início de uma construção coletiva e integrada que estamos promovendo pela segurança pública. O secretário se mostrou empenhado e tão interessado quanto nós. Então, estamos vendo solução para a questão prisional que hoje é a mais emergencial”, declarou.

Além de Paula, a comitiva caxiense em Porto Alegre contou com os vereadores Adiló Didomenico/PTB, Neri, O Carteiro/SD e Professor Paulo Périco/PMDB. O vereador Velocino Uez/PDT, preocupado com os assaltos no interior do Município, e o empresário representante do Sindicato da Construção Civil (Sinduscon) de Caxias Valdemor Trentin foram como convidados. Também participaram da reunião o secretário estadual adjunto, Everton Oltramari, a delegada da 7ª Delegacia Penitenciária Regional da Susepe, Marta Bitencourt, o delegado adjunto da Delegacia Marco Antônio da Silva, e engenheira e arquiteto da Susepe.

Fonte: Câmara de Vereadores