Em reunião com vereadora Rose Frigeri, reitora da UFRGS fala sobre andamento da implantação do campus em Caxias Foto: Rafaela Manchini/Divulgação.
Em reunião com vereadora Rose Frigeri, reitora da UFRGS fala sobre andamento da implantação do campus em Caxias Foto: Rafaela Manchini/Divulgação.

A instalação da Universidade da Serra Gaúcha em Caxias do Sul foi debatida na tarde desta terça-feira (1º) entre a vereadora Rose Frigeri (PT) e a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Márcia Barbosa, em reunião em Porto Alegre.

O encontro teve como objetivo se inteirar e também tratar dos próximos passos da implantação da universidade pública federal na região nordeste do estado, cuja Frente Parlamentar em Defesa é presidida pela parlamentar.

Na ocasião, a reitora reafirmou o compromisso da instituição com a implantação da UFRGS em Caxias do Sul e informou que o estudo do perfil e das demandas da região já foi concluído, conforme explicou Rose.

Segundo ela, a reitora garantiu que o estudo da nossa região para ver que tipo de cursos podem ser oferecidos, quais as necessidades, quais as demandas, qual o perfil do estudante universitário em Caxias, enfim, um dossiê sobre a nossa cidade e região, que será agora apresentado aos demais setores da universidade, com previsão de aprofundamento das propostas até o final de julho.

A expectativa é de que, até o fim de agosto, o projeto seja submetido ao Conselho Universitário (CONSUN), que deverá emitir o parecer final sobre a criação da unidade.

“A comunidade de Caxias e da região não precisa se preocupar com falsos boatos, com notícias alarmistas, porque haverá, sim, a UFRGS em Caxias e na região da Serra”, pontuou a parlamentar.

Recursos e Próximos Passos para a Universidade

Conforme Rose, a reitora também destacou que já realizou diversas reuniões com o Ministério da Educação (MEC) e que os recursos para a nova universidade estão garantidos. Ela esclareceu ainda que não houve cortes orçamentários do governo federal para a implantação da instituição em Caxias do Sul.

“Haverá verba suficiente, tanto para a construção, para a compra, para a reforma do prédio, onde haverá a universidade,como para a manutenção, como para a continuidade da UFRGS na região”, compartilha Rose.

Outro ponto abordado foi a possibilidade de utilização do Campus 8, estrutura atualmente desocupada da Universidade de Caxias do Sul (UCS), como sede da UFRGS na cidade. A reitora informou que está avaliando a área e a possibilidade de ampliação futuramente.

Participação de Denise Pessôa

Também participou da reunião o assessor da deputada federal Denise Pessôa (PT), Gabriel Godoy.