Comportamento

Vereador sugere a troca da gestão da Secretaria Municipal de Educação em Caxias do Sul

Foto: Reprodução/ Paula Brunetto
Foto: Reprodução/ Paula Brunetto

O vereador Rafael Bueno (PDT) comentou, na sessão ordinária desta quinta-feira (5) no legislativo, sobre o que chamou de grave momento da educação em Caxias do Sul. Ele frisou que 678 crianças ainda estão fora da escola na cidade, mesmo após três meses de inicio do ano letivo.

De acordo com Bueno os problemas na educação municipal é falta de gestão e de planejamento, por conta disso, ele sugeriu ao prefeito Adiló Didomenico a troca da secretária municipal, Sandra Negrini.

“Hoje depois de iniciar o ano letivo no dia 18 de fevereiro, quase três meses, temos 678 crianças fora da escola é inadmissível, eu vejo como inevitável que é necessário trocar a gestão da Secretaria Municipal de Educação. O prefeito Adiló tem que tomar uma atitude, temos que arregaçar as mangas e mostrar que isso ai é inadmissível, hoje, a vergonha que Caxias do Sul está passando em nível nacional tendo crianças, principalmente em período de alfabetização, de primeiro ano fora da escola”.

Rafael Bueno, destacou uma fala da secretária Sandra Negrini em uma reunião, ela afirmou que os problemas são causados pela falta de estrutura para alocar todos esses alunos. Portanto, ela realizou uma parceria com o Governo do RS para ceder salas de escolas estaduais, como a Cristóvão de Mondoza e Presidente Vargas. Porém faltam recursos humanos, precisariam ser nomeados 28 novos professores. O parlamentar sugeriu então, que a prefeitura busque os profissionais que estão alocados em outras secretarias e aqueles que tem FG – Funções Gratificadas para repor, inclusive que a própria secretária vá para as salas de aula momentaneamente.

A assessoria da prefeitura de Caxias do Sul encaminhou a seguinte nota sobre a falta de vagas:

“Em abril, havia 929 vagas faltando ENTRE ESTADUAIS E MUNICIPAIS. Este número foi reduzido graças ao remanejo feito entre as escolas. No início de abril, o município anunciou a abertura de 40 novas turmas. ONTEM (quinta-feira, 5) ocorreu a liberação do transporte e, a partir de agora, será possível dar andamento ao processo. NO DIA 16 DE MAIO, boa parte destas turmas deve iniciar suas aulas. Apenas não serão todas as turmas neste momento, porque ainda é preciso se concluir o trâmite das nomeações de professores. As nomeações já começaram, porém, não estarão todas finalizadas até dia 16.”

Já sobre a sugestão de mudança na direção da SMED a prefeitura preferiu não se manifestar.