O vereador Adriano Bressan (PTB), protocolou o projeto de lei 60/2022 que dispõe sobre a obrigatoriedade, por parte do Poder Executivo Municipal, de instalação de faixas elevadas (lombofaixa) em frente às escolas de ensino regular e de educação infantil, públicas ou privadas, em Caxias do Sul.
De acordo com Bressan há muitas demandas da comunidade para colocar redutores em frente a instituições de ensino.
“A demanda é grande, sempre recebemos pedidos e mandamos para o executivo, pela Secretaria de Trânsito e a maioria são negados. Então pela questão de segurança e da alta demanda recebidas, fizemos um estudo e protocolamos o projeto de lei que obriga a instalação de lombofaixas em frente a escolas tanto públicas privadas.”
O parlamentar destacou que é necessário levar maior segurança para os estudantes e aos pais em horário escolar. O objetivo deste projeto é sinalizar melhor e fazer com que os motoristas diminuam a velocidade ao passar próximo de instituições. Na proposta, os recursos para a instalação destes equipamentos serão oriundos do Fundo Municipal de Transportes (FUNTRAN).
A partir de agora, a matéria tramitará pelas Comissões da Câmara de Vereadores e seguirá ao Plenário para apreciação e votação pelos demais parlamentares. A previsão de Adriano Bressan é que esses trâmites demorem em torno de três a quatro meses.