Caxias do Sul

Vereador propõe abertura de CPI na saúde de Caxias do Sul

"A saúde de Caxias do Sul está na UTI", destaca Rafael Bueno (PDT), que pretende colher assinaturas de colegas parlamentares

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)


Uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da saúde de Caxias do Sul é a proposta do vereador Rafael Bueno (PDT), anunciada na última semana pelo parlamentar. Nesta semana o pedetista planeja colher assinaturas de colegas parlamentares para a possível abertura da comissão.

Conforme Bueno, a necessidade desta CPI é importante pelo “caos” que está a saúde na cidade. “As pessoas estão morrendo na nossa cidade, e em decorrência disso também as pessoas da nossa região, 48 municípios, em média e alta complexidade. Nós temos um elefante branco, um esqueleto de hospital inaugurado, uma inauguração fake no Hospital Geral, e as pessoas precisando de atendimento. Antes era 118 leitos, agora cerca de 84 leitos conforme anunciado. Nós precisamos de respostas. A saúde de Caxias do Sul está na UTI, na bandeira preta. Por isso, urge a necessidade da abertura desta CPI”.

Além disso, o parlamentar espera uma maior adesão dos vereadores, lembrando os problemas também enfrentados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as filas de espera para cirurgias e esperas de leito.

“Nós queremos abrir a caixa preta da saúde de Caxias do Sul. Não queremos achar culpados, mas queremos achar soluções. Toda investigação, séria, e olhada com lupa, encontraremos muitas coisas”, pontua Bueno.