As dificuldades vividas na área da saúde em Caxias do Sul, com filas nas UPAs, falta de médicos, de medicamentos e leitos, além da espera de anos por consultas e cirurgias especializadas, virou um cenário de críticas até para a base aliada do prefeito Adiló Domenico (PSDB). Na sessão da Câmara de Vereadores desta quarta-feira, dia 20, o vereador de situação Olmir Cadore (PSDB), que já foi líder do governo, pediu a demissão da cúpula da secretaria da saúde. Ele nominou e solicitou a demissão imediata pediu a demissão de Dino de Lorenzi, diretor de gestão e planejamento, e Vanusa Prestes Perini, respectivamente, diretora de atenção primária em saúde.
Depoimento do vereador de situação
“Tudo mundo reclama de uma pressão do Dino, de uma falta de diálogo, e que está todo mundo insatisfeito. É uma pressão, uma forma de conduzir (o trabalho). Falta de liberdade de ação, de sugestão. Não acolhe as sugestões. Os secretários e diretores têm que ser abertos, eles têm que ouvir as pessoas” afirmou Cadore durante a sessão da Câmara de Vereadores.
Ele também salientou que já vem avisando o prefeito caxiense sobre os problemas na gestão da saúde desde final do ano passado. Através da assessoria de imprensa da Secretaria da Saúde, a titular da pasta, Daniele Meneguzzi, e os diretores Dino de Lorenzi e Vanusa Prestes Perini, afirmaram que não vão se pronunciar sobre as manifestações do vereador do PSDB.