Cultura

Veraneio da Vindima terá desfile temático de encerramento, em Garibaldi

O cenário do desfile será a histórica Buarque de Macedo, local da chegada dos primeiros imigrantes italianos

(Foto: Arquivo Emater Garibaldi)
(Foto: Arquivo Emater Garibaldi)


O Veraneio da Vindima de Garibaldi terá um grande desfile temático para encerrar a programação oficial do ano. O corso alegórico tomará a rua Buarque de Macedo, no Centro Histórico, no dia 19 de março, a partir das 16h. O evento celebrará o final da safra da uva e os 147 anos de Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, resgatando a história de esperança e superação dos imigrantes.

A temática do desfile foi desenvolvida em conjunto com a professora e designer Rosana Marina. A rua escolhida marca o local de chegada dos primeiros imigrantes italianos. Ao longo dos anos, a importância do imigrante foi celebrada em festas comunitárias como uma maneira de partilhar a cultura e os hábitos herdados do país europeu.

A equipe da Emater de Garibaldi é responsável pela organização das comunidades e dos apoiadores do evento. Com criatividade e autenticidade, as comunidades do interior irão construir os carros para o desfile, que evidenciarão a força e a organização dos agricultores garibaldenses. Na Praça Loureiro da Silva, haverá comercialização de produtos locais como espumante, suco, biscoitos, dentre outros.

Veraneio da Vindima
O Veraneio da Vindima teve início no dia 21 de janeiro e marca o início da colheita da uva em Garibaldi. O nome “Veraneio da Vindima” é inspirado no movimento turístico ocorrido nas décadas de 1940 e 1950, quando os turistas gaúchos, especialmente de Porto Alegre, viajavam 114 km para a Serra, em detrimento do litoral, pelo clima ameno da região.