COMÉRCIO

Vendas do Dia das Mães impulsionam crescimento do comércio de Caxias do Sul

As vendas para a data cresceram 12,1% em comparação ao mesmo período do ano passado

Comércio de Caxias do Sul registra crescimento de 12,1% nas vendas do Dia das Mães. Foto: CDL Caxias/Divulgação.
Comércio de Caxias do Sul registra crescimento de 12,1% nas vendas do Dia das Mães. Foto: CDL Caxias/Divulgação.

As vendas alusivas ao Dia das Mães cresceram 12,1% em comparação ao mesmo período do ano passado, conforme amostragem realizada pelo Núcleo de Informações de Mercado da CDL Caxias com lojistas de diversos segmentos. O ticket médio foi de R$ 251,37, o que já era apontado nas pesquisas prévias de intenção de compras, e demonstra um desempenho expressivo para a data.

Os setores que participaram da amostragem foram vestuário e calçados cosméticos, floriculturas, utensílios domésticos, bebidas e alimentos, joias e relógios e eletrodomésticos e eletrônicos. Entre os produtos mais vendidos no período incluíram pijamas, sapatos, cestas, espumantes, chocolates, cosméticos, eletrônicos, relógios e utensílios domésticos, reforçando a variedade de opções buscadas pelos consumidores.

De acordo com a comparação feita com o ano anterior, 48,5% dos empresários avaliaram que as vendas foram positivas, enquanto que para 32,3% foram iguais e 19,2% piores. Entre os principais fatores que contribuíram para as avaliações negativas ou pouco favoráveis, destacam-se a redução do poder aquisitivo (34,2%), o aumento nos preços e a inflação (26,3%) e a escolha dos clientes por produtos de menor valor (13,2%). A presença de vendedores informais foi apontada por 10,5% dos respondentes como prejudicial para o desempenho na data.

Impacto das Condições Climáticas e Estratégias de Pagamento

De acordo com a CDL Caxias, as condições climáticas impactaram diretamente nesse resultado, já que 44,8% dos comerciantes relataram que em 2024 as enchentes prejudicaram as vendas no período. Neste ano, com um cenário mais favorável, o consumidor voltou às lojas. As condições facilitadas de pagamento, como parcelamentos (24,1%) e promoções (17,2%), foram apontadas como quesitos importantes para as compras.

O material ainda apontou que as vendas no comércio físico tiveram mais êxito, em relação aos demais canais de venda. No entanto, de qualquer maneira, quase 60% dos lojistas entrevistados realizaram vendas on-line, principalmente via WhatsApp (32,4%) e Instagram (16,3%).

O pico de consumo se concentrou na véspera ou no próprio Dia das Mães, com 42,9% das vendas sendo realizadas nesse período. Quanto às formas de pagamento, o dinheiro liderou (28,8%), seguido por cartão de crédito (26,9%) e Pix (23,1%), refletindo a diversificação de meios adotados pelo consumidor moderno.

Fonte: CDL Caxias