Custo de Vida

Vendas do comércio crescem 1,1% em fevereiro, diz IBGE

Variação positiva coloca o setor varejista em patamar 1,2% acima do nível pré-pandemia, segundo a pesquisa

(Foto: Marcos Santos / USP Imagens / Divulgação)
(Foto: Marcos Santos / USP Imagens / Divulgação)

O volume de vendas do comércio varejista saltou 1,1% em fevereiro, a segunda alta seguida após a elevação de 0,8% verificada em janeiro, mostram dados divulgados nesta quarta-feira (13) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Com a variação apresentada pela PMC (Pesquisa Mensal do Comércio), o setor figura 1,2% acima do patamar pré-pandemia e 4,9% abaixo do pico da série, alcançado em outubro de 2020. No acumulado do primeiro bimestre, o varejo acumula variação negativa de -0,1%. Já nos últimos 12 meses, o segmento cresceu 1,7%.

As atividades que compõem o índice geral do setor, porém, ainda apresentam comportamentos distintos em relação a fevereiro de 2022. Livros, jornais, revistas e artigos de papelaria, por exemplo, está 38,7% abaixo do nível pré-pandemia, enquanto artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria está 21,9% acima desse patamar.

Na comparação com janeiro, o volume de vendas do comércio varejista foi positivo em 26 das 27 unidades da federação, com destaque para Amapá (8%), Rondônia (8%) e Acre (5,9%). Somente Tocantins teve resultado negativo (-3,7%).

Fonte: Correio do Povo