Um veleiro alemão que estava em viagem pelo mundo teve uma pane nos motores, nesta segunda-feira (16), na costa do Rio Grande do Sul. O único tripulante da embarcação, Andre Czinna, também de nacionalidade alemã, pediu socorro à Marinha do Brasil, por volta das 9h30.
Batizado de Dugongo, o veleiro estava a cerca de quatro quilômetros da praia entre Imbé e Tramandaí. Os militares da Agência da Capitania dos Portos em Tramandaí solicitaram apoio à empresa Mundial, que opera os rebocadores da Transpetro. A embarcação Sea Star atuou no resgate.
O equipe de resgate chegou ao veleiro por volta das 11h. A embarcação foi rebocada do alto- mar até o Rio Tramandaí, onde foi ancorada para conserto dos motores.
Conforme o capitão-tenente Erick de Freitas Limp de Almeida, da Agência da Capitania dos Portos em Tramandaí, o veleiro também estava sem energia elétrica por conta de uma falha no sistema de geração. Conforme o oficial, a embarcação não chegou a ficar à deriva.
O capitão-tenente informou ao Litoral na Rede que o velejador alemão havia parado pela última vez no Porto de Rio Grande, no Litoral Sul do Rio Grande do Sul. A próxima parada da viagem estava prevista para Florianópolis, em Santa Catarina.
O veleiro está atracado no Rio Tramandaí, do lado de Imbé.
Com informações do Litoral na Rede