O ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, cumpriu agenda em Caxias do Sul na manhã deste sábado (8). O político visitou a sede da Marcopolo, em Ana Rech, onde discutiu assuntos da região com empresários e gestores, e andou a abordo do primeiro micro-ônibus autônomo da América do Sul. As condições climáticas desfavoráveis e outros compromissos na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, impediram que Padilha conhecesse o projeto UCSGraphene, na Universidade de Caxias do Sul (UCS).
“Nós queríamos muito visitar a Marcopolo pela referência que é enquanto indústria nacional, automobilística, com uma cadeira produtiva muito importante e muito inovadora. Aqui estão o que nós achamos que são os grandes potenciais de ampliação da indústria no país, que é: de um lado você ter uma indústria nacional que tem tradição, um ramo que seja inovador e a combinação com compra governamental, com missões públicas”, destacou o chefe de Relações Institucionais do governo Lula.
Acompanharam o ministro, dentre outras autoridades, o CEO da Marcopolo, André Vidal Armaganijan, o vice-presidente de Indústria da CIC Caxias, Ruben Antonio Bisi, o reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech, além do prefeito de Caxias, Adiló Didomenico, que chegou na parte final do encontro.
“A gente teve a oportunidade de mostrar a nova geração de ônibus rodoviários, ônibus elétricos, mostrar que a indústria brasileira tem a capacidade de atender a necessidade de renovação que o mercado traz e falamos também do programa Caminho da Escola, que é um programa relevante para a indústria”, contou André Armaganijan.
Antes de partir para a Capital dos gaúchos, o ministro Alexandre Padilha concedeu entrevista coletiva à imprensa. Ele avaliou positivamente a visita ao município e elencou três tópicos que motivaram a agenda: conhecer as dependências da fabricante de carrocerias de ônibus e tratar de pautas do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável; fortalecer a parceria do Ministério da Saúde com a UCS para ampliar pesquisas sobre células-tronco, e a retomada do programa Minha Casa, Minha Vida em Caxias do Sul, apontando novos terrenos para a construção de habitações populares.
Confira a fala completa do ministro