Compartilhar cases e estimular ideias e soluções de comercialização multiplataforma nos veículos de comunicação da Serra Gaúcha foi o objetivo do seminário promovido pelo Sindicato das Empresas de Rádio e TV do Rio Grande do Sul (SindiRádio), em parceria com a Associação Gaúcha das Emissoras de Rádio e Televisão (Agert) na tarde desta quarta-feira (19). Quatro painelistas debateram o tema com a presença de representantes de diversas empresas multimídia da região no Salão de Atos do Bloco A da Universidade de Caxias do Sul (UCS).
O presidente do SindiRádio, Roberto Cervo Melão, entende que o evento é um compromisso necessário em prol do associado, que é o rádiodifusor gaúcho, e que, quando as mudanças batem na porta, é preciso se aprimorar.
“Que possamos sair daqui com uma nova visão sobre comercialização. Nós temos que ter a sensibilidade de entender que há necessidade de mudança. E essa mudança necessita de criatividade. […] O rádio é aquele que acorda, que dorme com toda a população, e por isso é que estamos numa crescente, e esta crescente depende muito da criatividade de cada pessoa”, destaca.
Uma comitiva do Grupo RSCOM, liderada pelo presidente do conselho da empresa, Carlos Domingos Piccoli, e pelos diretores Marcos e Marcelo Piccoli e Daniel Reche, participou do evento. Marcos Piccoli, que também é vice-presidente da Agert, observa que é um momento para acessar as tendências do mercado e, consequentemente, aprimorar o produto entregue ao consumidor.
“O seminário nos proporciona momentos de muito aprendizado e networking com colegas do nosso meio. Ao sair da rotina do dia a dia com o evento, é possível podermos ter acesso às tendências do mercado e, assim, buscar sempre melhores entregas aos nossos clientes”, afirma.
O bate-papo contou com provocações do CEO da Agência Batuca, André Lima; da especialista em negócios da internet, Fernanda Musardo; do gerente geral de Marketing e Vendas da Cooperativa Vinícola Aurora, Rodrigo Arpini Valério; e da pró-reitora de Inovação e Desenvolvimento da UCS, Neide Pessin, que abriu a conversa trazendo conhecimentos de sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa (ESG, em inglês).
A mediação ficou por conta do diretor de Eventos da Agert, Antônio Donádio. Cada um dos participantes abordou pontos relevantes sobre a comercialização em múltiplas plataformas e como o conteúdo traz resultados positivos para as emissoras.
Com o intuito de contribuir para novos resultados, Rodrigo Arpini Valério levou à roda as experiências adquiridas a partir do trabalho de divulgação do lançamento da embalagem de um suco de uva, realizado pela Aurora no ano passado. Na ótica do gerente de Marketing da vinícola, os resultados foram “astronômicos”.
“É um case que, efetivamente, trabalhou com multiplataforma, com investimento em rádio, televisão, meta, programática, influência, e teve um resultado muito bom. […] Eu considero um case de sucesso pela variação e pela variabilidade de mídias. A informação percorreu vários meios de comunicação de diferentes aspectos e com isso o sucesso veio”, constata Valério.
Ele ainda acrescenta que os meios de comunicação devem ser cada vez mais capacitados nas áreas comerciais, de marketing e de divulgação, “porque isso garante a sustentabilidade dos negócios como um todo”.
Ao fim do seminário, foi aberto espaço para perguntas e contribuições do público.