Polícia

Vândalos tiram parafusos, torre cai e 6 mil ficam sem energia no Vale do Rio Pardo

O incidente ocorreu por volta das 16h do sábado (28), afetando moradores de Vale Verde, General Câmara, Passo do Sobrado e Rio Pardo

Vândalos tiram parafusos, torre cai e 6 mil ficam sem energia no Vale do Rio Pardo


Mais de 6 mil pessoas ficaram sem energia elétrica na região do Vale do Rio Pardo, após um ato de sabotagem causar a queda de uma torre de energia no Vale Verde.

O incidente ocorreu por volta das 16h do sábado (28), afetando moradores de Vale Verde, General Câmara, Passo do Sobrado e Rio Pardo. Cerca de 20 parafusos foram retirados da estrutura fixada em uma base de concreto, relataram técnicos da Cooperativa Certaja, responsável pela energia na região. Sem os parafusos de fixação a torre cedeu, fazendo entortar outra torre de fornecimento distante cerca de 60 metros. O fornecimento de energia só foi restabelecido por volta das 20h. De imediato, os 3,2 mil habitantes de Vale Verde ficaram sem luz. Entretanto, tal medida fez a tensão dos 220 nominais cair para 200 volts. Fazendo com que alguns aparelhos elétricos que demandam de maiores tensões como ar-condicionados seguissem sem funcionar. A previsão é que a o abastecimento seja normalizado na próxima segunda-feira (30).

A torre caída encontra-se na localidade de Cerro do Chileno, a cerca de 10 quilômetros do centro de Vale Verde. Técnicos da Certaja desconfiam que a retirada dos parafusos ocorreu nos últimos dias, já que o local foi vistoriado há cerca de duas semanas. A Polícia Civil foi acionada e irá investigar o caso.

“Acho que é difícil descobrir quem fez isso, mas é coisa de gente muito mal intencionada ” disse Carlos Gustavo Schuch, prefeito de Vale Verde. Como a sub-estação local atende a região, também foram afetados moradores de outros três municípios. Numa ação preliminar, técnicos da Certaja transferiram a carga para uma subestação de Taquari.