Comportamento

Valor do diesel segue sem alteração em Farroupilha após diminuição do preço para as distribuidoras

Previsão é que a diferença aos consumidores seja de R$ 0,26 mais barato por litro

FARROUPILHA
Foto: Reprodução/Agência Brasil

O preço do litro do diesel, vendido pela Petrobras às distribuidoras de combustíveis, foi reduzido em R$ 0,30 nesta quarta-feira (27). O anúncio foi feito na última terça (26) pela estatal, que passou a cobrar R$ 3,48 por litro. Os preços da gasolina e do gás de cozinha, porém, foram mantidos.

No ano, a redução do preço de venda de diesel A da Petrobras para as distribuidoras é de R$ 1,01 por litro, o equivalente a 22,5%.

Contudo, em Farroupilha, o preço dos dois tipos de diesel se manteve inalterado da semana passada para esta, de acordo com levantamento realizado pela Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor.

O preço mais em conta do diesel S10 foi encontrado no valor de R$ 5,89 em três postos de combustíveis diferentes. O mais caro foi registrado no valor de R$ 6,18, mostrando uma diferença de R$ 0,29.

Já o diesel S500 mais barato está na faixa de R$ 5,89, e o mais caro no valor de R$ 6,19, ou seja, R$ 0,30 de aumento de um para outro.

A Petrobras informou que, considerando a mistura obrigatória de 88% de diesel A e 12% de biodiesel para a composição do diesel comercializado nos postos, sua parcela no preço ao consumidor final terá uma redução de R$ 0,26 por litro, diferença essa que no município farroupilhense ainda não foi sentida.

Normalmente o preço registra queda quando o estoque em utilização antes da mudança nos preços acaba, e então o novo combustível chega às bombas para os consumidores, com a diferença no valor.

A cada litro pago na bomba, R$ 3,06 são o preço da Petrobras, que calcula que o valor médio do diesel A S10 nas bombas poderá refletir entre R$ 4,63 e R$ 8,26 por litro, a depender do local de venda, considerando dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O valor que o consumidor paga nos postos de revenda é afetado também por outros fatores como impostos, mistura de biocombustíveis e margens de lucro da distribuição e do próprio posto.