RESPONSABILIDADE

Vai viajar de carro com crianças? Saiba os cuidados que devem ser tomados

Acidentes de trânsito estão entre as principais causas de morte de crianças e adolescentes de até 14 anos no Brasil

Desde os cuidados especiais com a bagagem até o trajeto, com mais pausas e necessidade de distrações, a preocupação é grande.
Desde os cuidados especiais com a bagagem até o trajeto, com mais pausas e necessidade de distrações, a preocupação é grande. | Foto: Freepik

Em época de férias escolares e período de verão, levar as crianças para uma viagem, seja litoral ou qualquer outro destino, de carro, requer uma série de cuidados dos responsáveis. O caso de um motorista flagrado transportando os dois filhos no porta-malas de um carro na BR-101 em Paulo Lopes, na Grande Florianópolis, é um exemplo do que deve ser evitado na hora de pegar a estrada.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que as duas crianças dividiam o espaço apertado com um cooler, sacolas e uma bola. O condutor foi multado em R$ 586,94 e só seguiu viagem depois que parte dos passageiros foi para o carro de um amigo. O caso aconteceu no domingo (5).

A PRF detalhou que o motorista é morador de Palhoça, cidade vizinha a Paulo Lopes. Aos agentes, disse que levava a esposa e cinco filhos para passar o dia na praia em um município próximo. Como não havia espaço para todos, as duas crianças de 8 e 11 anos foram colocadas no porta-malas, junto com sacolas e uma caixa térmica. O carro era um Astra.

Carro é flagrado com crianças no porta-malas na BR-101, na Grande Florianópolis. (Foto: PRF/Divulgação)

Regra da cadeirinha

De acordo com dados do Ministério da Saúde, os acidentes de trânsito estão entre as principais causas de morte de crianças e adolescentes de até 14 anos no Brasil. Em média, diariamente três pessoas dessa faixa etária perdem a vida e outras 29 são hospitalizadas devido a acidentes de trânsito.

A condução de crianças nos automóveis observa quatro períodos. Até um ano de idade, é obrigatório o uso do bebê conforto, com a face voltada para o banco. O equipamento comporta até 13 kg ou o limite máximo determinado pelo fabricante.

De 1 a 4 anos (e até 18 kg), a criança tem que ser transportada em uma cadeirinha infantil. As de 4 a 7 anos e meio de idade (e até 36 kg) devem usar um assento de elevação que aumenta a estatura, além de ser necessário estarem presas por um cinto de três pontas. Esse tipo de assento é recomendado até atingir 1,45 m de altura.

Já as crianças de sete anos e meio até dez anos (e maiores de 1,45 m) podem ser transportadas no banco traseiro, com cinto de segurança normal. Se o veículo tiver apenas o banco dianteiro e uma criança for transportada na frente, o airbag deve ser desligado.

O descumprimento dessas regras é uma infração gravíssima para o condutor e resulta em multa no valor de R$ 293,47, além da adição de sete pontos à CNH. Outra medida administrativa aplicada é a retenção do veículo até que a irregularidade seja sanada.

Dicas para a viagem de carro

Viajar com criança pode dar trabalho dobrado. Desde os cuidados especiais com a bagagem até o trajeto, com mais pausas e necessidade de distrações, a preocupação é grande. Os cuidados aumentam ainda mais quando o jeito é pegar a estrada com os pequenos — e o carro precisa se transformar numa central segura de entretenimento durante o passeio.

1 – Fazendo as malas
O que levar durante a viagem? Organizar a bagagem pode ser um momento divertido entre pais e filhos, além de dar noções de importância à criança — afinal, nem todos os brinquedos cabem no porta-malas.

2 – Fique atento à segurança
O carro deve estar em condições impecáveis para evitar imprevistos durante a viagem, e isso é verificado por meio de uma revisão. Depois, os pais devem estar atentos à questão da cadeirinha e do cinto de segurança.

3 – Nada de comer no carro
Seu pequeno pode até reclamar de fome, mas evite deixar que ele coma dentro do carro – e não só para evitar enjoos durante o trajeto. Com o movimento, a criança pode engasgar e o adulto não perceber. Também pode surgir a necessidade de frear bruscamente, machucando a boca ou a gengiva do seu filho com o impacto.

O recomendado, portanto, é fazer uma refeição leve antes de sair e realizar pequenas pausas durante a viagem, para comer e se hidratar, além de ir ao banheiro (no caso de crianças que já tiraram as fraldas).

4 – Aproveite a noite
Viajar enquanto a criança dorme é um conforto a mais, tanto para ela quanto para os adultos. O calor incomoda menos à noite, o trânsito tende a ser mais leve. Só é preciso ter certeza de que o motorista está bem descansado, evitando acidentes no trajeto.

5 – Pare de vez em quando
Se a viagem for muito longa, tudo bem fazer uma parada estratégica. A dupla de especialistas indica que isso aconteça a cada duas horas e meia ou três horas, para que a criança vá ao banheiro, faça uma refeição leve ou, simplesmente, estique as pernas.

6 – Tranquilize a criança antes da viagem
Antes de colocar o pé na estrada, nada de dar palavras de ordem, como “vá logo ao banheiro porque iremos viajar”, ou “vamos viajar, comporte-se!”.

Isso só serve para deixar a criança mais agitada. O ideal é deixar um clima divertido no ar, comentando aspectos da paisagem ou atrações que podem aparecer na estrada.

7 – Pare de pegar no pé
Pais superpreocupados podem até perguntar a todo instante se os pequenos, no banco de trás, estão bem. Mas esse não é um comportamento recomendado. Deixe que a criança se distraia sozinha. Dar um livro, um brinquedo ou até mesmo ligar aqueles DVDs portáteis são atitudes que ajudam a criança a se manter distraída e calma.

8 – Evite chamar amiguinhos
A não ser que a criança peça muito, não insista em levar amiguinhos de seus filhos junto. Levar filhos dos outros pode dar trabalho redobrado. Sem nos esquecermos da autorização legal do juiz, necessária para carregar outra criança.

9 – Celular em dia
Manter o celular atualizado é questão de sobrevivência em qualquer viagem, ainda mais quando seu filho vai junto. É nele que ficará guardado o telefone do pediatra e de algum parente próximo, em casos de emergência.