Publieditorial

Vacine-se contra a Gripe!

Vacine-se contra a Gripe!

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 950 milhões de pessoas são afetadas pelo vírus da gripe anualmente, sendo que mais de 500 mil acabam em mortes. A Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe, que iniciou em abril, tem por objetivo diminuir esse número.

“Especialistas concordam que nenhuma outra doença evitável por vacina é tão prejudicial, ou resulta em taxas tão elevadas de hospitalizações, óbitos e faltas às escolas e ao trabalho, como a gripe, tanto é que, neste ano, já estão sendo atestadas mortes por causa das gripes H1N1 e H3N2 e a vacinação protege contra esses vírus, tanto a trivalente, quanto a tetravalente” — destaca Mirian Tecchio, gerente administrativa da Vaccinare – Clínica de Vacinação em Bento Gonçalves.

Destinada para proteger dos vírus da gripe, a vacina trivalente protege contra três tipos de vírus causadores da gripe. Já a tetravalente, que além dos três tipos, inclui a proteção contra mais uma cepa do vírus B.
Na rede pública, somente poderão fazer a vacina gratuitamente, gestantes, mulheres que deram à luz há menos de 45 dias, crianças com mais de 6 meses e menores de 5 anos de idade indígenas. pacientes que possuem doenças crônicas, professores das redes pública e privada, profissionais da saúde e idosos. Os demais públicos devem procurar clínicas particulares para realizar a aplicação.

 

Conforme estudos, as vacinas começam a agir a partir do momento em que são aplicadas, porém, os efeitos totais demoram cerca de 15 dias após a vacinação. Tecchio orienta que as pessoas procurem o mais breve possível os locais para realizar a vacinação, e que não esperem pela mudança de temperatura para buscarem ajuda. “As pessoas ainda não se deram conta da importância em fazer a vacina. Elas só buscam a vacina quando ocorrem as primeiras diminuições na temperatura. É importante que o paciente já esteja vacinado quando chegarem as temperaturas mais baixas, pois já estarão imunes aos vírus”, afirma.

Restrições
Na vacina tetravalente, há uma dose destinada para menores de três anos, chamada Tetravalente Pediátrica, aplicada em menor quantidade, em dose única, feita mediante prescrição médica. Já para a trivalente, os menores de três anos recebem uma dose menor que a destinada para adultos.

 

A clínica Vaccinare

A clínica oferece, a pronto atendimento, a vacina Tetravalente Pediátrica, indicada para menores de três anos. Essa imunização é aplicada em dose única (desde que não seja a primeira imunização da criança, pois, nesse caso é preciso tomar a segunda dose 30 dias depois), mediante prescrição médica, protegendo contra três tipos de agentes causadores da gripe e, também, mais uma cepa do vírus B. Também é possível obtê-la na versão para adultos, ou optar pela variedade trivalente, para ambos os públicos, com diferença apenas na quantidade da dose ministrada. Uma das vantagens de quem opta pela rede privada na hora de garantir a imunização de toda a família é não aguardar o cronograma de grupos prioritários definidos pelo governo, na campanha de saúde pública. Com isso, pode receber a vacina antecipadamente, protegendo-se antes mesmo que a doença comece a se propagar.

“O fato da antecipação é importante porque as quantidades de doses são limitadas pelos laboratórios. Em 2016, tivemos falta do produto por esse motivo. Por isso, a decisão mais inteligente para quem quer se proteger é procurar a vacina o quanto antes”, avalia Mirian Tecchio, gerente administrativa da Vaccinare. Para este ano, a clínica reforçou o abastecimento de seu estoque de vacinas contra a gripe (H1N1 e e H3N2) – além de antecipar a chegada das unidades. “Quem for rápido tem a segurança de garantir a imunização para toda a família”, recomenda. Os interessados podem entrar em contato com a clínica. As doses variam de R$ 60 (Trivalente) a R$ 120 (Tetravalente e Pediátrica), e podem ser pagas em dinheiro ou cartão (débito e crédito).

A Vaccinare fica na Rua 13 de Maio, nº 581, sala 113, em Bento Gonçalves. Mais informações pelos telefones (54) 3451.6100, 3454.7172 e 3451.6669.

 

Fonte/foto: Exata Comunicação / Divulgação