A secretaria da Saúde de Bento Gonçalves confirmou que a próxima etapa do plano de vacinação contra a Covid-19 deve contemplar os idosos com mais de 85 anos, além de dar continuidade a vacinação dos profissionais da saúde. O município aguarda a chegada de novas doses e do protocolo de prioridades que é enviado pela secretaria Estadual da Saúde.
O governador Eduardo Leite divulgou no final da manhã desta segunda-feira (05), que o Rio Grande do Sul deve receber nos próximos dias a quarta remessa contendo 193,2 mil novas doses da CoronaVac.
Do total previsto, aproximadamente 147 mil destinam-se aos idosos, montante suficiente para atingir cerca de 43% população com mais de 85 anos. As outras cerca de 46,2 mil doses servirão para alcançar em torno de 78% dos profissionais que trabalham em unidades de saúde no Estado.
O Ministério da Saúde ainda não informou a previsão de data e horário de envio das vacinas para os Estados. Assim que chegarem ao solo gaúcho, a Secretaria da Saúde (SES) distribuirá para as Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs). Especula-se que uma parte vá para o litoral, onde há uma grande concentração do público alvo desta etapa.
Atualmente, Bento Gonçalves tem 2.739 vacinados, sendo 2.320 profissionais da saúde, 378 idosos em lares de permanência e 40 indígenas.