O sábado que passou (18), foi Dia D de mobilização nacional da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo. Em Garibaldi, a data foi oportunidade para muitos pais levarem seus filhos às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Central, São Francisco, Chácaras/Vale dos Pinheiros, Santa Terezinha e Fenachamp, para receber a imunização.
Desde o início da campanha até sábado, 939 crianças foram vacinadas contra a pólio e 937 contra o sarampo, o que corresponde a 70% do público compreendido pela faixa etária da campanha no município.
A campanha de imunização segue até o dia 31 de agosto, nas UBSs Central (das 8h às 16h) e São Francisco (das 8h às 11h e das 13h às 16h). Todas as crianças de um ano de idade a menores de cinco devem receber a vacina. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3462-8138.
Saiba mais
Sem casos no Brasil desde 2016, surtos de sarampo têm sido registrado nos últimos meses em alguns estados brasileiros, vindos da Venezuela, colocando em risco a certificação de eliminação do vírus do país. A doença é infecciosa e grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa. Em algumas partes do mundo, a doença é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de cinco anos.
Já a poliomielite, também chamada de paralisia infantil, pode gerar sequelas motoras e não tem cura. Não há circulação do vírus da poliomielite no Brasil há quase 30 anos, mas é fundamental reforçar a cobertura vacinal para prevenir o seu retorno.