Caxias do Sul

Vacinação contra a covid-19 para crianças estará disponível em todas as UBSs de Caxias do Sul a partir desta terça-feira

A exceção fica por conta da UBS Esplanada, que está atendendo em outro local devido à reforma no prédio

VACINAÇÃO
Foto: Betânia Ramalho

A partir desta terça-feira (06), a aplicação da vacina contra covid-19 para crianças estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Caxias do Sul. A ampliação é informada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A exceção fica por conta da UBS Esplanada, que está atendendo em outro local devido à reforma no prédio. Com o endereço provisório, a sala da vacinas está temporariamente fechada.

A aplicação para as crianças de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias estará disponível nas terças-feiras a cada 15 dias. Anteriormente, a vacina era aplicada apenas nas UBSs de horário estendido e por agendamento, devido ao estoque restrito de doses.

A diretora técnica da Vigilância Epidemiológica, Magda Teles, ressalta que o imunizante entrou no calendário de rotinas das crianças e a alteração visa ofertar e facilitar o acesso dos pais  e até como um incentivo na busca da mesma. Diante deste cenário, ela pontua que neste primeiro momento a SMS vai estar trabalhando de forma orientativa junto aos pais para que as crianças tenham a garantia dos seus direitos.

 “A vacina da Covid entrou no calendário do Programa Nacional de Humanizações a partir de 2024. Então, se torna uma vacina obrigatória. Neste primeiro momento, a gente vai estar trabalhando com uma questão orientativa, com uma questão de oferta da vacina, de sanar dúvidas dos pais e realizando as aplicações da mesma. Para que a criança tenha garantia completa dos seus direitos. Entre elas está a questão vacinal. Então, há uma necessidade dos pais tirarem dúvidas, procurarem sua UBS de referência e nos dias sinalizados para aplicação, realizarem a imunização do público-alvo”, explica

Não há alterações em públicos-alvo nem nos demais cronogramas de aplicação. A vacinação pode sofrer alterações, como em outros momentos, conforme a adesão da população e a disponibilidade de doses.