Caxias do Sul

Vacina contra meningite segue em falta na rede pública de saúde em Caxias

Vacina contra meningite segue em falta na rede pública de saúde em Caxias

A vacina contra a meningite segue em falta no Sistema Único de Saúde (SUS) de Caxias do Sul. Os problemas com as doses da meningocócica C iniciaram ainda no primeiro semestre, quando o Governo Federal, responsável por repassar as doses, informou que o laboratório encarregado de produzir as vacinas atrasou a entrega.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, no mês de outubro 700 doses foram repassadas ao município, quando o repasse normal deveria ser de 2 mil. Para outubro, o Ministério da Saúde já informou que só conseguirá repassar cerca de 60% das doses previstas.

Diante dessas dificuldades, a prefeitura não tem uma previsão para que o problema seja normalizado, uma vez que as doses que chegam não são suficientes para suprir a demanda reprimida.

Segundo o calendário de vacinação, a primeira dose da vacina contra a meningite normalmente deve ser aplicada aos três e a segunda aos cinco meses de idade. Quando a criança chega a um ano de vida, é aplicada mais uma dose como reforço.

A meningite meningocócica é uma doença causada por uma bactéria. Ela causa uma infecção nas membranas do sistema nervoso e provoca febre, dor de cabeça e vômitos. As complicações em decorrência da doença podem levar até a morte.

Clínicas privadas oferecem a vacina

Em Caxias do Sul e Bento Gonçalves é possível encontrar vacina contra a meningite em clínicas privadas. Em Caxias, há doses disponíveis no Alpha Laboratório e na Clínica Hemoprime. Em Bento, a clínica Vaccinare oferece o serviço. As doses ofertadas são a meningocócica quadrivalente (ACWY) e os valores variam de R$ 320 a R$ 450 por cada dose.