Comportamento

Vacaria recebeu evento de comemoração dos 30 anos de regionalização da UCS

Solenidade realizada no campus, no dia 14 de agosto, contou com a presença de autoridades políticas a acadêmicas

Vacaria recebeu evento de comemoração dos 30 anos de regionalização da UCS
Crédito das fotos: Bruno Zulian

Vacaria recebeu o circuito de eventos que celebra os 30 anos de regionalização da Universidade de Caxias do Sul (UCS), na última sexta-feira (11). O Campus Universitário de Vacaria recebeu evento e foi referenciado como “uma casa onde se estuda, se ensina e se aprende a verdade” pelo bispo diocesano Sílvio Guterres Dutra. Ele concedeu uma bênção aos participantes do evento, entre eles autoridades políticas e acadêmicas.

A presença da UCS em Vacaria iniciou em 1969, com a instalação do curso de Letras. Sendo que a partir de 1993, o então núcleo foi elevado à categoria de campus. “Todo o trabalho ao longo desses anos de UCS no município foi conduzido com muito cuidado, com as qualidades e particularidades de cada diretor que passou por aqui. E nesse momento de comemoração, aproveito para anunciar que a partir do ano que vem estaremos oportunizando o doutorado de História, o terceiro do CAMVA [campus]”, adiantou, em seu discurso, o diretor do Campus, Marco André Pegorini, lembrando ainda a atual oferta de 19 cursos em todas as áreas do conhecimento.

O prefeito Amadeu de Almeida Boeira ressaltou em sua fala a importância da Educação para o desenvolvimento social e econômico de Vacaria, e a importância da UCS na atração e na formação de profissionais. “O poder público será sempre parceiro da Instituição naquilo que estiver ao seu alcance”, destacou.

Vacaria recebeu evento de comemoração dos 30 anos de regionalização da UCS
Crédito das fotos: Bruno Zulian

Um pouco mais sobre o evento que o Campus de Vacaria recebeu

Cláudio Luiz Pessôa de Oliveira, vice-presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), lembrou dos 10 anos em que trabalhou no Campus de Vacaria e saudou antigos colegas. “Agora, como integrante do Conselho Diretor da FUCS, é uma grande satisfação retornar e celebrar as conquistas da UCS nesta cidade e região”, enfatizou. Em seu discurso, o reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech, complementou dizendo que “celebra-se uma epopéia, a história de uma semente que foi plantada na terra boa de Vacaria e que transformou-se numa árvore frondosa”. “A UCS não estabeleceu-se em Vacaria como invasora ou expansionista, e sim para atender a um pedido da comunidade, que desde sempre nos acolheu muito bem. E esse senso comunitário está representado nas entregas que já fizemos, com quase 4 mil alunos formados e diversas parcerias sociais com empresas e entidades locais”, exemplificou o reitor, que na ocasião entregou ao prefeito e ao diretor do CAMVA edições especiais da revistaUCS em comemoração aos 30 anos da regionalização.

Homenagens

O evento realizado no Campus Universitário de Vacaria também foi marcado pela entrega da medalha Mérito Comunitário Prefeito Hermes João Webber, um dos fundadores da UCS, que presta homenagem a pessoas e entidades destaques pela promoção de ações sociais. Receberam a distinção a professora Maria Beloni Toledo da Silva Rodrigues, o prefeito Amadeu de Almeida Boeira, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS), representada por Monique Maria de Oliveira Dall’Acua, a professora Clenia Maria Zanella, a Associação Pró-Ensino Superior dos Campos de Cima da Serra, representada por Lino Antônio Jacques, e o Instituto Estadual de Educação Irmão Getúlio, representado pela diretora, professora Ana Rosa Bastos Bortolon. A solenidade teve ainda o descerramento dos quadros da galeria dos ex-diretores do Campus, na qual figuram Nelson Francisco Benvenutti, Homero Francisco Peixoto Camargo, Marina Brito Boschi (In memorian), Paulo Gilberto dos Santos e Marcelo Faoro de Abreu.

Regionalização

A expansão da atuação da UCS para além dos limites do Campus-Sede, em Caxias do Sul, tem seu marco no dia 1º de agosto de 1993, com a formalização do Projeto de Regionalização, aprovado em 19 de fevereiro daquele ano. A partir da data, a UCS desencadeou a abertura de unidades nas cidades de Canela, Nova Prata, Guaporé, Farroupilha, Bento Gonçalves, Vacaria e São Sebastião do Caí, cada uma posteriormente elevada a campus, entre outras operações, como a Escola de Gastronomia, em Flores da Cunha, e a UCS Torres. O modelo de relacionamento diferenciado que a UCS mantém com a comunidade resulta em ganho acadêmico e no desenvolvimento econômico e social.

Os demais momentos de celebração com as comunidades já estão programados neste mês de agosto. Campus da Região dos Vinhedos, em Bento Gonçalves: dia 16, às 18h30. Campus do Vale do Caí: dia 22, às 19h. Campus de Guaporé: dia 25, às 18h30. Campus da Região das Hortênsias, em Canela: dia 29, às 19h30in