Comportamento

UTI do Hospital São Pedro: investimento vital para Garibaldi e região

A UTI com 100% de ocupação atende pacientes de diversos municípios, trazendo esperança e resolutividade

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Desde sua abertura em 2020, inicialmente como UTI COVID e a partir de 01 de março do ano passado como UTI GERAL, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Pedro (HBSP) de Garibaldi tem se destacado como um dos investimentos mais cruciais para a comunidade garibaldense e região. Ao longo desse período, inúmeros avanços foram realizados, incluindo a Nova Maternidade, o Novo Centro de Especialidades, a aquisição de equipamentos essenciais e o reforço do time HBSP com novos profissionais, totalizando agora mais de 500 pessoas entre colaboradores, médicos e terceiros.

Neste sábado (12), a UTI do HBSP está com sua capacidade de 09 leitos totalmente preenchida, sendo 06 desses leitos destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Notavelmente, mesmo com a habilitação de apenas 06 leitos pelo SUS, a unidade está atendendo 08 pacientes do SUS, demonstrando o compromisso do hospital em assegurar que nenhum paciente fique desassistido, mesmo quando isso significa cuidar de pacientes que, em tese, seriam atendidos por convênios. Desses pacientes, 3 são de Garibaldi, 1 de Coronel Pilar, 2 de Carlos Barbosa e 3 de outros municípios. Desde 01 de março do ano passado, já foram atendidos 176 pacientes de Garibaldi.

Os investimentos em saúde têm um impacto vital na preservação de vidas, e a manutenção de leitos de UTI, aliada à ampliação de serviços e infraestrutura em várias áreas, como a Nova Maternidade, o Novo Centro de Especialidades, o Novo Centro Cirúrgico e o Serviço de Hemodinâmica, reflete o compromisso em cuidar das pessoas durante seus momentos mais delicados, trazendo a tão necessária esperança. Esses esforços têm transformado o HBSP em um hospital completamente resolutivo, eliminando a necessidade de transferir pacientes para outras regiões.