Comportamento

UTI do Hospital São Pedro de Garibaldi está com 100% de ocupação 

Aumento da demanda por atendimentos relacionados a doenças respiratórias preocupa autoridades de saúde, que reforçam a importância da vacinação contra a gripe e a Covid-19.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

A Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital São Pedro de Garibaldi registrou nesta quinta-feira (15), uma ocupação total de 100%. Dos nove leitos disponíveis, seis são destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS) e três atendem a convênios e pacientes privados.

A unidade hospitalar vem trabalhando com um aumento de 40% no seu Pronto Atendimento, de acordo com a Gerente de Relacionamento Kellen Mazui. Em resposta a esse cenário, desde a semana passada, o atendimento pediátrico recebeu reforço por meio dos recursos do Programa Inverno Gaúcho com Saúde, do Governo do Estado, e da complementação de recursos do Poder Público Municipal, com ênfase no atendimento diurno.

No último dia 07 de junho, a região enfrentou o cancelamento de cirurgias eletivas nos Hospitais de Caxias do Sul, Pompéia e Geral, devido à superlotação de leitos, principalmente em decorrência de doenças respiratórias. No entanto, a Administração do Hospital São Pedro afirma que, no momento, uma situação semelhante está descartada, pois estão conseguindo lidar com todos os atendimentos, mantendo o fluxo cirúrgico normal.

A Direção do Hospital, juntamente com o Corpo Médico e colaboradores, faz um apelo para que as pessoas procurem as Unidades Básicas de Saúde e se vacinem contra a gripe e a Covid-19, a fim de evitar o agravamento de doenças e futuras internações. As vacinas são consideradas por especialistas como uma das maiores descobertas da ciência, salvando cerca de 3 milhões de vidas por ano, segundo a Organização Mundial de Saúde. Portanto, é fundamental não descuidar neste momento crítico.

Saiba mais
Garibaldi promove ações de vacinação contra Influenza