Na tarde desta terça-feira (03), o Portal Leouve recebeu diversas reclamações sobre o atraso de atendimento na UPA Central de Caxias do Sul. A falta de médicos, de orientação, e, até mesmo de lugares para a população ficar, fez com que diversas pessoas sentassem no chão dos corredores do local para aguardar algum tipo de atendimento.
De acordo com Marivana Belusso, a mesma chegou na UPA para atendimento no começo da tarde, por volta de 13h, e relata que muitas pessoas estavam lá desde a manhã, e que ainda não teriam sido atendidas: “As salas estão cheias, tem dois médicos atendendo. Pessoas passando mal, sentadas no chão, e o pessoal não tá atendendo. Eu estou com suspeita de Covid, e me disseram que minha consulta vai demorar pelo menos mais três horas. Tá um caos essa UPA Central, tá muito lotada e o descaso é muito grande”.
A reportagem do Portal Leouve entrou em contato com a Secretaria da Saúde de Caxias do Sul (SMS), que divulgou a seguinte nota:
“A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que o quadro médico na UPA Central está completo e com reforços nesta terça-feira (03/05). São cinco médicos clínicos do quadro normal e dois reforços, além de dois pediatras (com previsão de um reforço para o turno da noite) e mais três médicos no setor de observação, que está lotada. A Unidade não tem espaço físico para a colocação de mais profissionais médicos, pois todos os consultórios estão ocupados. Os atendimentos seguem classificação de risco, sendo que casos urgentes (quando há risco de morte) têm atendimento imediato. A gestão é realizada pelo Instituto Nacional de Pesquisa e Gestão em Saúde (InSaúde).”