Nos últimos anos a Conmebol vem seguindo ou tentando, o modelo de competição da Champions League. E assim como ira fazer a UEFA com suas competições, principalmente com a Champions League, que a partir das quartas de final será disputada em Lisboa, a entidade máxima do futebol na América do Sul também já estuda a possibilidade de levar sua principal competição para um único local, mesmo não tendo uma data prevista para acontecer.
Segundo o jornal uruguaio Ovacion, o pequeno país sai na frente como possível sede única para a Libertadores. O grande destaque da nação dos charruas, é o baixo número de casos confirmados e de mortes pelo COVID-19 (apenas 28 registrados até o momento)
O jornal registra que o presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez vê essa ideia com bons olhos, ainda mais se baseando nos protocolos organizados pela entidade. Para uma sede poder ser única para receber a Libertadores, o país ou a cidade teria que ter capacidade para receber as 32 delegações que disputam a competição, onde cada uma dessas ficaria hospedada em um hotel diferente – para assim evitar aglomerações e diminuição no risco de contaminação.
Nesta visão da Conmebol, o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou e o presidente da Federação Uruguai de Futebol, Armando Castaingdebat, também já concordaram com a possível medida a ser adotada pela entidade futebolística sul-americana.
Vale lembrar que a Libertadores 2020 foi paralisada em sua segunda rodada da fase de grupos, onde então restariam 11 datas para que o torneio chegasse a sua grande decisão. A decisão de onde e como a competição será retomada deverá ocorrer durante as próximas semanas.
Fonte: O Bairrista