Uma agenda reuniu várias lideranças políticas da região Nordeste do Estado em Brasília nesta terça-feira (26). Na pauta, uma bandeira que unifica a região; a proposta de criação da Universidade Federal da Região Nordeste do estado. A comitiva se reuniu com os Ministros Camilo Santana da Educação, Paulo Pimenta da SECOM e Alexandre Padilha das Relações Institucionais. Foi entregue um documento com assinaturas de deputados, vereadores, prefeito e representantes de entidades. Nele, os motivos para que a Universidade Federal se torne uma realidade na região, que é a segunda em população e produção no RS.
A Deputada Federal Denise Pessôa (PT-RS), que liderou a comitiva composta por representantes da Serra Gaúcha que esteve em Brasília, disse que o debate sobre a criação da universidade foi além do MEC. “Foi uma reunião histórica e que levou este debate para o núcleo do governo. Já existe entendimento da força e da necessidade dessa demanda para a nossa região. O governo reconhece as condições do Nordeste Gaúcho e sabe que é possível. Existe recursos financeiros no PPA para o estudo de viabilidade desta universidade, saímos extremamente otimistas”, avaliou.
Já o Deputado Estadual Pepe Vargas (PT), disse que a reunião com o Ministro foi importante e produtiva, mas que a mobilização na região precisa continuar. “O ministro se mostrou favorável à criação de novas universidades federais, entre elas a do Nordeste gaúcho. Já existe um estudo técnico sobre isso no Ministério, e pelo que ouvimos, o estudo é positivo para a criação desta universidade. A luta segue, reunindo cada vez mais lideranças da região que querem a implantação de uma universidade pública”, disse Pepe.
Desde o começo do ano, Denise Pessôa e Pepe Vargas vem mantendo conversas, encontros e reuniões com representantes de toda a região, mostrando a importância do Nordeste Gaúcho e o desafio de vencer desigualdades entre municípios, através de uma educação pública. Nos 48 municípios que fazem parte da região, são 67.698 jovens em idade para ingressar no ensino superior, a maioria pertence a famílias assalariadas e que não conseguem pagar um ensino superior em instituições privadas.
Sensibilizar o governo Federal na criação de uma Universidade na região, é uma luta histórica e ganhou mais força com a implantação do Plano Plurianual. Foi a 9ª proposta mais votadas no estado. A ideia é que uma Federal poderá promover desenvolvimento, visão coletiva de futuro, onde educação e desenvolvimento possam capacitar as gerações presentes e futuras.
O Projeto para a instalação de uma Federal já foi incluído no Plano Plurianual (PPA) do governo federal para o período 2024-2027, pelo relator, deputado Elvino Bohn Gass, e a emenda já foi aprovada pela Comissão Mista de Orçamento. A região Nordeste do estado é composta por 48 municípios e mais de 1.257.907 de habitantes, 11% da população do estado. A comitiva, além de deputados estaduais, federal prefeitos e vereadores reúne entidades regionais como AMESNE E COREDES.
Além da Deputada Federal Denise Pessôa, estiveram na comitiva o vereador Gilmar Peruzzo, presidente do Parlamento Regional, vereador Márcio Antônio Moreschi, presidente da Câmara de Fagundes Varela, Vereadores Zé Dambrós, presidente da Câmara de Caxias do Sul, vereadora Rose Frigeri, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Implantação da Universidade Federal da Região Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, vereadores Rafael Bueno, Lucas Caregnato e Lucas Diel, de Caxias do Sul, Deputados estaduais Pepe Vargas, Sofia Cavedon e Elton Weber, Deputado Federal Alexandre Lindemneyer, Secretário de Educação de Caxias do Sul, Edson da Rosa, Silvana Piroli, representando a CUT, vereador de Farroupilha Juliano Baumgarten, prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin, Marcelo Tavares e Michele Del Pino, assessores da deputada Denise e Roberto Nascimento, assessor do deputado Pepe.