Ainda sem a homologação dos decretos de emergência em Caxias do Sul devido aos prejuízos provocados pela chuva e pelo vento forte principalmente no distrito de Vila Oliva no dia 8 e de Veranópolis, que teve problemas devido à chuva de granizo, o Rio Grande do Sul tem 157 municípios em situação de emergência, segundo informou o boletim divulgado no final da tarde desta terça-feira, dia 20, pela Defesa Civil.
O levantamento conta com o primeiro município da Serra a ter a situação reconhecida oficialmente: Santa Tereza teve o pedido homologado no Diário Oficial da União desta terça-feira. A estimativa de prejuízo é de quase R$ 1 milhão, a maior parte dele com as estradas municipais e a agricultura, principalmente nas culturas de hortaliças e cítricos.
O número de pessoas que precisaram deixar as residências em todo o estado teve uma leve queda, e a Fronteira Oeste é a região mais afetada, devido à cheia do Rio Uruguai.
Ao todo, 46 municípios já tiveram o aval do Planalto, e poderão solicitar recursos materiais e financeiros para ações de socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução.
Antes de a União reconhecer a situação, o governo estadual precisa homologar esses decretos. Essa primeira etapa dá acesso a benefícios relativos à ajuda humanitária.