Caxias do Sul

Um mês depois das chuvas, Daer inicia recuperação de rodovias serranas

Foto: Maicon Rech/Grupo RSCOM
Foto: Maicon Rech/Grupo RSCOM


Foto: Maincon Rech/Grupo RSCOM

Um mês após as chuvaradas que atingiram a região, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) está realizando obras emergenciais, as famosas operações tapa-buracos. Os trabalhos se concentram na RSC-453 e na ERS-122.

De acordo com o diretor-geral do Daer, Rogério Uberti, o início das obras foi possível porque o Estado superou o impasse sobre o fornecimento de matéria prima desde que ficou impossibilitado de adquirir asfalto da Petrobrás Distribuidora. Como a Petrobras está no Cadastro Informativo de Créditos Não Quitados do Setor Público Federal (Cadin), o Estado teve que adquirir asfalto diretamente de outra empresa.

Foi isso, segundo ele, que atrasou a recuperação da ERS-122. Mesmo assim, ele discorda da avaliação de que a estrada esteja intransitável.

“A rodovia não está um caos, ela está esburacada como toda a malha viária do estado em função das chuvas”, afirmou.

A estrada, uma das principais da Serra, já tinha muitos buracos entre Caxias do Sul e Farroupilha antes mesmo das fortes chuvas de junho.

Ainda conforme Uberti, o trabalho está sendo realizado no perímetro urbano de Caxias do Sul. A autarquia possui contrato para a conservação das estradas com a empresa Encopav. O serviço prevê investimento de R$ 6 milhões.

A análise técnica da autarquia avalia que a vida útil do asfalto do trecho entre Farroupilha e Caxias do Sul já terminou. Um outro trecho que apresenta muitos buracos é o Km 4 da RSC-453, no perímetro urbano de Caxias do Sul, que também recebe atenção das equipes do Daer.

Ouça a matéria