Últimas notícias

Um choque com gosto de uva 08/05/17

Um choque com gosto de uva 08/05/17

A notícia caiu como uma bomba na semana passada nas redes sociais e dividiu ainda mais as impressões da população caxiense com o novo governo da cidade: a Festa da Uva não sai no ano que vem e será adiada até 2019.

Mas antes de simplesmente dizer que a cidade perde uma referência importante, que os recursos do turismo vão deixar de movimentar a economia e a geração de empregos, e que caxias perde um pouco de sua identidade, e olha que tudo isso é verdade, a gente precisa lembrar que não é de hoje que existem problemas na realização da festa.

E esses problemas precisam ser enfrentados e resolvidos.

E não precisa ir muito longe no tempo pra lembrar que a edição mais recente da Festa da Uva teve muitas denúncias de irregularidades no uso do dinheiro público, que, por sinal, não foram levadas adiante até agora, que ela amargou prejuízos e que engoliu muito dinheiro público.

E a gente também não se pode negar que é preciso sim encontrar um modelo sustentável pra festa da uva, como defende o prefeito Daniel Guerra, que a decisão pelo adiamento foi tomada pelo colegiado competente e pelas entidades que mais se interessam pela festa.

Por isso, embora seja chocante e que a maioria da sociedade pode não concordar com a decisão, nada se pode dizer do modo como ela foi tomada.

Além disso, a Festa da Uva já foi adiada outras vezes, já ficou muitos anos sem ser realizada, saiu de quatro em quatro anos, de três em três e muita gente defende que ela seja anual.

Portanto, debater a periodicidade da festa não é nenhuma grande novidade, e não dá pra fazer terra arrasada por isso.

Mesmo assim, a gente não pode negar que a sinalização é muito ruim pra cidade e pra toda a região, que perde uma referência forte de trabalho e tradição, e que a condição de simplesmente não ter dinheiro pra festa é aceitar a crise e suas consequências sem demonstrar a mínima capacidade de reação.

Por outros motivos, Bento Gonçalves já não realiza a sua principal festa, a Fenavinho, desde 2011, e neste ano comemora um cinquentenário melancólico desde a primeira edição ainda sem uma definição sobre o seu futuro.

Por isso, é preciso ter cuidado.

É preciso fortalecer a Festa da Uva pra que ela volte com tudo em 2019, como foi anunciado, e pra isso, vai ser preciso agora iniciar de novo, definir um novo modelo e voltar ainda mais forte.

E nesse processo, será preciso ouvir e engajar toda a sociedade nessa renovação. E, pra isso, será preciso muito esforço, habilidade política e, principalmente, muita vontade de acertar.

Assista ao comentário:

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=1JDqwLLZcPY[/embedyt]