Bento Gonçalves

UCS reforça segurança e agora conta com 714 câmeras nos oito campi

Sistema de vigilância recebeu 428 novos equipamentos e cancelas, com observação 24 horas em nova Central de Monitoramento

No local, ocorrerá a observação 24 horas das imagens geradas pelos equipamentos.
No local, ocorrerá a observação 24 horas das imagens geradas pelos equipamentos.

Reforçando a segurança oferecida à comunidade acadêmica e a prevenção de ocorrências, a Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS) concluiu, na última semana, a instalação de 428 novas câmeras de vigilância nos acessos, estacionamentos, áreas de circulação comum e nos prédios dos oito campi da região, e a operacionalização da nova Central de Monitoramento/Segurança, no campus-sede. No local, ocorrerá a observação 24 horas das imagens geradas pelos equipamentos, que agora somam 714 unidades, e o acionamento dos vigilantes dos campi e/ou da Brigada Militar no caso de ocorrências.

“Sempre tivemos como prioridade qualificar as condições de segurança para a nossa comunidade acadêmica, tendo em vista as dimensões dos campi e a quantidade de imóveis e pessoas circulando. Temos convicção que essa melhoria atende a uma importante reivindicação de nossos alunos, assim como vem ao encontro das necessidades de nossos professores e funcionários”, destaca o reitor Evaldo Kuiava. “Nossa preocupação foi contemplar todas as mantidas. Por isso o Hospital Geral, que é um espaço de uso de toda comunidade regional, foi igualmente tratado como prioritário, contando agora com 54 câmeras exclusivas”, complementa o presidente da FUCS, José Quadros dos Santos.

Foram incrementados os sistemas de vigilância nos oito campi – localizados em Caxias (campus-sede e Campus 8), Bento Gonçalves, Farroupilha, Canela, Nova Prata, Guaporé, São Sebastião do Caí e Vacaria. No campus-sede, que concentra a maior quantidade de estudantes, existem agora 441 câmeras, e outras 54 na área do Hospital Geral, além de dez cancelas nos acessos, igualmente vigiadas eletronicamente. Além destes equipamentos, a segurança é executada por vigilantes nos blocos e estacionamentos e por quatro viaturas móveis que circulam pelo campus 24 horas por dia.

Em períodos normais, as cancelas serão fechadas apenas das 23h às 5h30. Em virtude das restrições determinadas pelo sistema de distanciamento controlado do governo do Estado, preventivas à pandemia da Covid-19, o fechamento tem ocorrido também aos finais de semana, quando o campus-sede é costumeiramente utilizado como área de lazer pela comunidade. Conforme o decreto governamental, o espaço segue acessível para a prática de atividades físicas.

As Câmeras

As câmeras se dividem em três modelos: fixas, varifocal (fixas com variação de distância de foco) e PTZ-Speed Dome (móveis). A observação ocorre na nova Central de Monitoramento/Segurança, no campus-sede, pela equipe da empresa Gocil, terceirizada da UCS para o serviço. As imagens ficarão armazenadas por 30 dias, podendo ser consultadas por meio de solicitação judicial.

Distribuição:

No campus-sede: 441
Nos demais campi: 219
No Hospital Geral: 54
Total: 714

Chamadas de Emergência

Em caso de emergência, a Central de Monitoramento/Segurança UCS conta com canais de atendimento 24 horas. Os contatos estão divulgados em placas externas nos estacionamentos e em cartazes fixados nos murais e outros locais estratégicos dos blocos e em espaços de circulação entre os prédios. A UCS também distribuiu uma cartilha e flyers com dicas de segurança.