Os moradores de cinco comunidades do interior de Bento Gonçalves já podem contar novamente com atendimento médico nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) desde a segunda-feira, dia 10. A médica clínica-geral Marlei Sangalli foi contratada pela Fundação Araucária para trabalhar 24 horas semanais em regime de escala nas cinco unidades.
A presença da médica é comemorada pelo secretário de Saúde Diogo Segabinazzi Siqueira, depois de uma série de dificuldades na contratação de médicos para o atendimento no interior. Na maioria dos casos, as unidades ficaram cerca de quatro meses sem atendimento médico. No distrito de São Pedro, a situação era ainda mais crítica: os moradores não contavam com médicos há pelo menos seis meses.
De acordo com Siqueira, a médica trabalha quatro horas por semana em cada uma das unidades, com exceção de Tuiuty, onde ela atenderá oiro horas semanais. Os atendimentos serão concentrados entre a segunda-feira e a quarta-feira.
O secretário garante que, aos poucos, pretende ampliar os horários de atendimento e o número de profissionais. “Nossa intenção é ampliar para dois turnos de atendimento em cada UBS”, revelou.
Confira os horários:
Segunda-feira: manhã em Tuiuty; tarde no 15 da Graciema
Terça-feira: manhã em Faria Lemos; tarde em São Pedro
Quarta-feira: manhã em Tuiuty; tarde em São Valentim