Comportamento

UBS São Vicente, em Caxias do Sul, retoma atendimentos de Atenção Primária à Saúde na quarta-feira

Graças ao avanço da vacinação, Unidade deixa de funcionar como referência para casos de covid-19

Foto: João Pedro Bressan
Foto: João Pedro Bressan

A Prefeitura de Caxias do Sul informa que a partir de quarta-feira (01), a Unidade Básica de Saúde (UBS) São Vicente deixa de funcionar como ponto de referência para casos suspeitos de covid-19. Assim, a comunidade do bairro São Vicente e arredores volta a frequentar essa UBS para consultas e procedimentos.

Durante mais de cinco meses, a UBS São Vicente reforçou o atendimento a casos suspeitos de covid-19, contribuindo para diminuir o movimento nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), que ficaram voltadas aos casos mais graves. Foram realizados mais de 13,7 mil consultas médicas, 5,7 mil testes de covid-19 e mais de 23 mil procedimentos, como aferição de pressão arterial, medição de temperatura, oximetria, aplicação de medicação, entre outros.

A UBS São Vicente passou a funcionar como ponto de apoio para casos de síndrome gripal não complicada em 17 de março, contando com parceria do Simecs, Simplás, Sindilojas, Sindigêneros, Sindipetro e CIC Caxias, por meio da campanha “Caxias contra a covid-19”.

A UBS São Vicente contará com equipe de Saúde da Família e atenderá de segunda a sexta-feira das 7h30min às 16h30min. Todas as UBSs do município seguem atendendo casos suspeitos de covid-19, com oferta de testes rápidos. Somente casos graves devem ser encaminhados às UPAs Central e Zona Norte. As quatro Unidades Básicas Vacinadoras (UBVs) Alvorada, Centenário, Cristo Operário e São Ciro por enquanto seguem como referência para vacinação, sem atendimentos médicos.