Brasil

TSE apresenta novas urnas eletrônicas para as eleições de 2022

Foto: Abdias Pinheiro/SECOM/TSE
Foto: Abdias Pinheiro/SECOM/TSE

Foi realizada nesta segunda-feira (13) uma coletiva de imprensa para divulgação dos novos modelos de urnas eletrônicas que serão utilizados nas eleições de 2022. O anúncio foi feito pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, que ressaltou que os votos não entram em rede e que é impossível alterar os resultados.

O evento foi realizado em Manaus, onde os novos módulos são fabricados. Cada fase da produção é acompanhada pela equipe da Coordenadoria de Tecnologia Eleitoral (Cotel), da Secretaria de Tecnologia da Informação do TSE.

De acordo com o Tribunal, em 2022 serão utilizadas 577 mil urnas, das quais, 225 mil serão do novo modelo. As novas urnas devem ser entregues até maio de 2022 e sua vida útil é de 10 a 12 anos.

Veja os novos modelos:

Fotos: Abdias Pinheiro/SECOM/TSE

Algumas das novidades nos novos itens são o terminal do mesário, com tela gráfica sensível ao toque, sem teclado físico. Assim, enquanto uma pessoa vota, outra já pode ser identificada pelo mesário, o que irá aumentar a velocidade do atendimento e diminuição das filas.

As urnas contam com um processador 18 vezes mais rápido do que as antigas e ainda possuem uma bateria que não precisa ser recarregada até o final de sua vida útil.