Cidades

Tributação do vinho é tema de encontro regional, em Flores da Cunha

Reunião do Parlamento Regional da Serra Gaúcha ocorreu na Câmara de Vereadores, com vereadores de Nova Pádua, Flores da Cunha, Caxias do Sul, Nova Prata e de outras cidades

Tributação do vinho é tema de encontro regional, em Flores da Cunha
Foto: Lucas Brito | RSCOM

Na tarde desta quinta-feira (24), a Câmara de Vereadores de Flores da Cunha foi palco de uma reunião do Parlamento Regional. Na oportunidade, as lideranças políticas e de entidades pautaram a tributação do vinho no Brasil.

O presidente do Parlamento Regional da Serra e presidente da Câmara de Vereadores de Nova Prata, Gilmar Peruzzo, conduziu o encontro. “Nos fazemos uma reunião a cada 30 dias, em um município diferente e com temas diferentes. Hoje [24], nós tratamos sobre a questão da uva e do vinho, da tributação, de considerar o vinho também como alimento. E também da preocupação da entrada de vinhos de outros países, através do descaminho, que é uma prática ilegal. O prejudica o pessoal que produz e que comercializa na nossa região”, disse Peruzzo.

Conforme o Peruzzo, o próximo passo será encaminhar para Assembleia Legislativa, Congresso Nacional, Câmara dos Deputados e Senado. O objetivo é pedir que aprovem projetos que estão em andamento e que podem ajudar esse ramo importante para a Serra Gaúcha.

Também estiveram presentes vereadores de Flores da Cunha, Garibaldi, Nova Pádua, Veranópolis, Monte Belo do Sul, Farroupilha, Antônio Prado, Nova Prata. Fagundes Varela, Guabijú, São Marcos, São Valentin do Sul e Caxias do Sul. Além de representantes de entidades como Marcelo Costa (Centro Empresarial), Eumar Viapiana (Altos Montes), Luciano Rebelatto (Consevitis), Daniel Panizzi (UVIBRA). Ricardo Molardi (AGAVI), Ricardo Pagno (Sindicato dos Agricultores Familiares de Flores da Cunha e Nova Pádua) e
Deunir Argenta (empresário do setor vinícola).

O Brasil se destaca como tendo a maior carga tributária incidente sobre os vinhos e derivados. Confira a tabela apresentada pelo Consevitis, durante o evento:

 

Próxima reunião do Parlamento Regional será em Nova Prata, no dia 28 de setembro, e pautará a criação de uma Universidade Federal na Serra Gaúcha.